21 de setembro de 2024 Atualizado 11:17

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Coluna do Xuxo

Com 29 partidos pelo País, políticos sempre fazem trocas

O fato mais comum dentro de uma corrida eleitoral é a troca de legenda é a resposta de alguns para pular de galho em galho já é conhecida e manjada

Por Reginaldo Gonçalves

21 de setembro de 2024, às 11h23 • Última atualização em 21 de setembro de 2024, às 11h25

O Brasil é um dos países com mais partidos políticos em todo o mundo. Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que atualmente existem 29 siglas, sendo muitas com nomes estranhos. O fato mais comum dentro de uma corrida eleitoral é a troca de legenda. A resposta de alguns políticos para pular de galho em galho já é conhecida e manjada.

“Saí do partido A e fui para o B porque a ideologia bate com a minha. Este partido está mais focado nas questões sociais, no bem-estar da população e tal e tal”. Discurso repetitivo, pois todos sabemos que as mudanças de siglas dos políticos visam apenas a melhor acomodação, buscando os dividendos nas urnas. Só para efeito de curiosidade, nas cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) muitos candidatos que disputaram o cargo de chefe do Executivo em 2020 já estão em outro barco e o mesmo vale para os eleitos e candidatos à reeleição.

Exageros. Chico Sardelli, atual prefeito de Americana, e com uma carreira política extensa, desde 1988 já passou por diversas siglas. Naquele ano, ele foi vice de Abdo Najar e na época estava no PL, por coincidência seu atual partido. Depois foi para o PSDB, PFL que virou DEM, se mudou ao PV, onde foi eleito em 2020, e agora está no PL. Maria Giovana, candidata à prefeita, também mudou. Era do PCdoB, quando vereadora, e depois se migrou para o PDT.

Rapidez. Em Santa Bárbara d’Oeste podemos verificar mudanças rápidas. O atual prefeito Rafael Piovezan era vice de Denis Andia e filiado ao PV. Foi eleito por esta sigla em 2020, com o apoio do seu padrinho político e depois migrou ao MDB, seguindo o caminho do ex-prefeito. Neste ano, Piovezan decidiu se filiar ao PL, o que causou algumas rusgas com Andia.

Quatro mudanças. Já o médico Dr. José passou por quatro siglas nos últimos anos: PSDB, PSD, PSB e União Brasil. Era vereador tucano, disputou o cargo de prefeito pela sigla de Gilberto Kassab, foi candidato a deputado estadual pelo partido de Geraldo Alckmin e agora está no União Brasil. Em Nova Odessa, o atual prefeito Leitinho quando vereador pertenceu a outras siglas e agora é PSD. O ex-prefeito Benjamin Bill Vieira dos Santos também mudou. Foi tucano durante muitos anos e hoje está no partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Reginaldo Gonçalves
Jornalista | reginaldo@liberal.com.br

Reginaldo Gonçalves

Coluna do jornalista Reginaldo Gonçalves, o Xuxo