Editorial
Cenário de cautela
Por Redação
07 de outubro de 2020, às 08h28
Link da matéria: https://liberal.com.br/colunas-e-blogs/cenario-de-cautela/
Os efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) já dão sinais de arrefecimento em Americana. A tendência de queda nos casos, nas internações e nas mortes pelo vírus que afetou o mundo todo foi confirmada ao LIBERAL pela Vigilância Epidemiológica da cidade.
Segundo o órgão da prefeitura, a expectativa de que isso ocorreria, prevista semanas atrás, começou a se confirmar. Até agora, Americana registrou 5,8 mil casos do novo coronavírus. Ao menos 159 pessoas morreram na cidade em decorrência da infecção pela doença.
Depois de um aumento significativo de casos e mortes ter sido notado nos meses de julho e agosto, Americana viu, em setembro, um avanço mais raso das infecções. Conforme o LIBERAL mostrou no último final de semana, no mês passado, a cidade teve o menor aumento percentual de confirmações e óbitos pela doença desde o início da pandemia. As internações também registraram queda, desocupando grande parte dos leitos reservados ao tratamento da Covid-19 nos hospitais público e particulares.
Enquanto as estatísticas referentes ao coronavírus começam a pintar um cenário mais positivo, o que se vê nas ruas é uma normalização da rotina. Quase sete meses após o início da quarentena, há um evidente cansaço da população, de permanecer isolada. Por mais que a flexibilidade permita que grande parte do cotidiano seja retomado, é ainda imprescindível que atividades dos dias de pré-pandemia sejam retomadas com os cuidados que o momento ainda exige, como o uso de máscara, o contato social reduzido e higienização constante.
Por mais que o cenário seja melhor, o comportamento pouco conhecido do vírus e os relatos de novas ondas em outros países colocam a retomada em um clima ainda de incerteza. A flexibilização avança, mas as precauções não devem desaparecer da rotina da população por ora.
Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.