25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Caminho para o inferno!

Por Oswaldo Vicentin

09 de agosto de 2022, às 06h33 • Última atualização em 09 de agosto de 2022, às 06h34

Como diz a Lei de Newton: “Toda ação tem uma reação”! Isso nos lembra o triste caso em que o guarda Marcelo do PT foi assassinado. Sabemos que o assassino foi provocar Marcelo. Mas, se Marcelo fosse um pouco tolerante e não tivesse reagido talvez agora estivesse vivo. Outro caso de provocação aconteceu na partida de futebol entre Santos e Corinthians. O goleiro Cássio foi agredido e tudo poderia virar uma tragédia. Se Cássio não tivesse reagido contra a torcida não haveria reação ou agressão.

Em ambos os casos o agressor é gente cheia de ódio. Esses episódios servem para a nossa reflexão e evitarmos tragédias. Temos que ser humildes e respeitar a perda e o nosso adversário, para que no futuro o Brasil não seja como Palestina x Israel, Bósnia x Croácia, Rússia x Ucrânia. A perda seja no esporte, na política, na religião, nos bens, sempre causa dor, angústia, rancor e mágoa.

Notem que muitos crimes com morte de inocentes estão ligados a essas circunstâncias. Por isso que nesses momentos temos que ter o máximo de tolerância e o máximo de compreensão. Por que a tolerância é sinal de sabedoria ou de um espírito bem evoluído. Esse crime no Paraná foi um alerta pelo qual a sociedade está tomando providências pelos seus representantes políticos como os partidos, a OAB, STJ, o STF, as igrejas e os empresários, com o objetivo de evitar novas tragédias. Caso contrário poderá surgir um caminho para o inferno igual aos países acima citados.

Nós como bons e alegres brasileiros descendentes de imigrantes queremos amor e paz em todas as situações, como Cristo nos ensinou. Nossa educação e nossa fé devem ser acima de qualquer provocação. Só assim para não cairmos no buraco do abismo. Sejamos pois, sábios em qualquer circunstância, tanto diante da vitória como diante da derrota!

Oswaldo Vicentin é escritor

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.