24 de outubro de 2020 Atualizado 14:41

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Artigos de leitores

Boas práticas contra o coronavírus

Por Chico Sardelli

10 abr 2020 às 13:16 • Última atualização 27 abr 2020 às 13:19

Estamos caminhando em São Paulo na terceira semana de isolamento social e podemos concordar que nem tudo são flores. Longe disso, estamos em maior ou menor grau enfrentando os espinhos que o novo coronavírus trouxe para a humanidade.

Por saber e sentir que todos nós precisamos de bons exemplos para continuarmos acreditando – e em casa, se pudermos – reuni aqui as melhores práticas governamentais que encontrei no combate à doença:

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou o investimento equivalente a 20% do PIB (Produto Interno Bruto) do país em um pacote econômico para combater os efeitos financeiros negativos do coronavírus.

O governo do Canadá está entrando em contato com reservistas de todo o país para oferecer a eles empregos em tempo integral nas Forças Armadas. A ideia, como divulgou o primeiro-ministro Justin Trudeau, é “reforçar as fileiras dos militares”, o que “ajudará a compensar algumas das consequências econômicas da Covid-19 e garantirá que nossas comunidades sejam bem apoiadas”.

Nas periferias das grandes cidades da Argentina, onde a quarentena é total desde o dia 20 de março, o Exército distribui alimentos para evitar o fluxo de pessoas que precisam trabalhar diariamente para ganhar dinheiro para comer.

As fundações Jack Ma e a Alibaba, ambas chinesas, doaram 100 mil máscaras, 50 mil kits de teste e cinco respiradores ao México e o principal diplomata do país, o  ministro das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, agradeceu com um tweet entusiasmado dizendo “Obrigado China!!!”.

A Comissão Europeia propôs a adoção de uma jornada de trabalho reduzida para evitar que as pessoas percam seus empregos durante a pandemia. O financiamento aos empresários viria do Orçamento da UE (União Europeia), um bloco com 27 países.

Há esperança na vida! Sigamos com fé e resiliência.

*Chico Sardelli é Empresário e presidente do PV em Americana

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos, com 1.800 caracteres (já contando os espaços), para o e-mail opiniao@liberal.com.br.