28 de março de 2024 Atualizado 18:13

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Blog da Eclética - por Jucimara Lima

Baile de Debutantes: Histórias & Lembranças

Atualmente, as festas de 15 anos, voltaram a ser grandes acontecimentos, mas com uma roupagem nova

Por Jucimara Lima

30 de abril de 2020, às 18h58 • Última atualização em 30 de abril de 2020, às 19h27

As debutantes do Veteranos, no Baile realizado em 27 de setembro de 1986, cujo convidado especial foi Alexandre Frota - Foto: Arquivo Pessoal

Desde o século XVI, o aniversário de 15 anos de uma garota era um momento especial para ela e seus familiares, sentimento que até hoje sobrevive, no entanto, com motivações diferentes.

Quando surgiu na Europa, o Baile de Debutante era uma festa realizada apenas por famílias nobres. Elas faziam a festa para apresentar à sociedade, suas filhas, que teoricamente ao atingir essa idade, se tornavam mulheres, prontas para serem esposas e mães.

As meninas ganhavam o nome de “debutant”, palavra de origem francesa que significa iniciante ou estreante. Apesar das danças realizadas no ápice dos bailes variarem de acordo com os costumes, a valsa se tornou a dança oficial do evento.

Com a fuga de famílias nobres europeias, após a Revolução Francesa, a cultura se espalhou pelos países para onde os imigrantes foram, inclusive no Brasil. Na década de 50, grandes Bailes de Debutantes marcaram a história.

Em nossa região, não foi diferente e icônicas apresentações de jovens à sociedade foram realizadas por alguns entidades reconhecidas como o Lions, em Americana, iniciativas que são lembradas até hoje.

Infelizmente, durante algum tempo, as festas de debutantes foram substituídas por viagens. Entretanto, aos poucos, no início dos anos 2000, foram voltando a cair no gosto das meninas.

Atualmente, as festas de 15 anos, voltaram a ser grandes acontecimentos, mas com uma roupagem nova, variando de acordo com a personalidade da aniversariante, inspirada em temas, sendo alguns bem modernos, outros mais tradicionais e ainda, aqueles que mesclam a tradição com a contemporaneidade.

O mais importante, é que independente do estilo, as festas de 15 anos são um marco na vida de qualquer garota, afinal, não deixa de ser um belo rito de passagem.

Jucimara Lima

Blog da colunista social do LIBERAL, Jucimara Lima, com notícias e informações sobre Americana e região!