26 de abril de 2024 Atualizado 21:33

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Aglomeração e uso de máscaras

Por Eduardo Paparotti

15 de junho de 2021, às 07h41

Devido aos inúmeros casos de Covid-19 em todo o Brasil, a imprensa, de modo geral, adverte a população sobre os cuidados. As pessoas não devem participar de eventos que causam aglomerações, como shows, baladas, etc. Mas não adianta nada. Muitas pessoas, principalmente os jovens, continuam desobedecendo a polícia e as autoridades constituídas do nosso Estado e de todo o País.

É preciso haver um pouco mais de respeito, um do outro, de modo geral. Mocidade, em geral, ou parte dela, de Americana e região, agora vou relatar um pouco os fatos muito tristes que certos povos sofreram na 2ª Guerra Mundial.

No 1º de agosto de 1939, a temível e poderosa “Deutsche Wehrmacht”, ou exército alemão, invadiu, de forma estúpida, a tranquila e culta Polônia, terra do famoso e imortal Frédéric Chopin, e outras personalidades famosas e culturais, como o papa João Paulo 2º, e outros sábios. Os alemães dominaram o referido país por quase cinco anos, matando e humilhando muitos poloneses – judeus.

Foi até criado o famoso gueto, bairro de Varsóvia, capital da Polônia. Nesse país, na cidade de Oracóvia, eles, alemães, construíram o temível campo de concentração de Auschwitz, sendo que 1,5 milhão de judeus morreram no local, incluindo crianças, jovens e adultos.

Em 1941, o país escolhido pelos alemães para invadir e dominar, por quase quatro anos, foi a bela e culta França, com a capital Paris e outras grandes cidades. Conta-se que, quando Paris era bombardeada pelos alemães, quase todos os dias, o povo parisiense se escondia nos famosos metrôs de Paris. E os alemães, não satisfeitos, enchiam os referidos metrôs com água. Muitos morriam afogados.

Por isso, jovens de Americana e região, isso tudo era sofrimento e humilhação. Aqui no Brasil, estamos, ainda, nos céus. Paciência!

Eduardo Paparotti é aposentado

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.