12 de agosto de 2020 Atualizado 14:28

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Editorial

Adaptação digital

Por Grupo Liberal

28 abr 2020 às 13:47 • Última atualização 28 abr 2020 às 13:49

O lançamento do site do LIBERAL em maio de 2011 foi um grande avanço para o jornalismo regional. Na época, eram poucas as fontes de informação que reuniam tamanha quantidade de notícias sobre Americana e região.

As redes sociais ganhavam cada vez mais adeptos num cenário ainda em que as plataformas eram mais usadas para fomentar a relação de amizade e coisas em comuns entre as pessoas do que o debate sobre o noticiário. Aplicativos como o WhatsApp começavam a se popularizar junto dos smartphones.

O jornal impresso ainda tinha um grande vigor em manter informações “de ontem” como novidade ao chegar na casa do assinante e fazia da página na internet espelho de seu conteúdo no papel, apenas para marcar território.

A forma de consumir a informação alterou significativamente essa lógica de distribuição de notícias. A inclusão digital nos últimos anos, potencializada pela popularização dos smartphones, facilitou para muita gente o acesso à internet. Por isso, o meio se tornou o principal para consumo de notícias. Hoje, a cada 10 usuários que acessam a página do LIBERAL, ao menos oito o fazem via internet móvel, pelo celular.

Pensando justamente nas mudanças de comportamento, o LIBERAL coloca no ar, nesta terça-feira, um novo site, reformulado e feito, sob medida, para a maioria do nosso público, sem dever qualquer qualidade aos que continuam acessando pelo PC.

A página busca melhorar um aspecto importante da chamada “experiência do usuário”. O novo site carrega de maneira mais veloz e com uso menor de dados graças a uma das tecnologias empregadas no desenvolvimento. Em um País que sofre com conexões lentas, vem bem a calhar.

Como referência regional de jornalismo e um dos sites de jornais mais acessados do interior paulista, o LIBERAL se mantém atento a um mercado que exige evolução constante, para driblar muito além da crise. Com o intuito de cumprir com a missão de informar, o LIBERAL fará de tudo para se adaptar ao leitor e à comunidade, a quem se dedica há quase70 anos.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.