05 de outubro de 2024 Atualizado 21:49

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

O Caixeiro Viajante

A segunda descoberta do Brasil

Hoje, o Brasil é o quinto maior país do mundo, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, resultado da ousadia de Raposo Tavares e dos tupinambás

Por Oswaldo Nogueira

07 de julho de 2024, às 09h07

Em 1500, Pedro Álvares Cabral realizou a primeira descoberta oficial do Brasil. Em 1628, Raposo Tavares e os tupinambás fizeram a segunda descoberta significativa.

Em 1494, Espanha e Portugal dividiram o globo terrestre por meio do Tratado de Tordesilhas para novas conquistas. Seis anos após o acordo, Portugal não imaginava que o Brasil, seria descoberto. Portugal entendeu que foi prejudicado pela linha imaginária que concedeu aos portugueses apenas a área litorânea, equivalente a 2,5 milhões de quilômetros quadrados.

No início de 1600, os paulistas, descontentes com a área concedida, organizaram as bandeiras para explorar o vasto território desconhecido. Entre esses exploradores destemidos, conhecidos como Bandeirantes, destacou-se Raposo Tavares, que liderou uma expedição com 900 brancos e mamelucos, além de 2,2 mil índios tupinambás, escolhidos por suas habilidades na mata.

Os tupinambás usavam o sol durante o dia e as estrelas à noite para se orientarem. Ensinaram aos portugueses técnicas de como se alimentar de sapos e cobras, e o uso de plantas medicinais para tratar doenças. Demonstraram excelente capacidade de orientação, com visão periférica para identificar vultos e notável memória geográfica.

Ao adentrar territórios espanhóis, hoje Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, encontraram acampamentos de padres espanhóis e índios carajós, resultando em conflitos e morte, inclusive de padres, o que levou à excomunhão de Raposo Tavares pela Igreja. Estes territórios passaram a integrar as novas fronteiras do Brasil.

A expedição final de Raposo Tavares, em 1648, com 1,2 mil homens, foi a última e a maior de suas bandeiras, percorrendo 10 mil km, saindo de São Paulo, atravessando o Amazonas, chegando até a fronteira do Peru, e adentrando ao Maranhão e Pará. Foi a primeira grande exploração geográfica no território brasileiro, ampliando significativamente as fronteiras do país. Voltaram após cinco anos, quase nus e irreconhecíveis.

Hoje, o Brasil é o quinto maior país do mundo, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, resultado da ousadia de Raposo Tavares e dos tupinambás. “Esses homens pertenciam a uma raça de gigantes” – Roger Caillois, filósofo francês.

Oswaldo Nogueira

Empresário e ex-vereador de Americana, escreve sobre temas do cotidiano com o objetivo de ser uma fonte de provocação e reflexão para os leitores; coluna quinzenal