30 de setembro de 2020 Atualizado 23:55

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Artigos de leitores

A crise e o preparo

Por Roger Willians

19 abr 2020 às 13:24 • Última atualização 27 abr 2020 às 13:25

Momentos de crise exigem comando e preparação para que possam ser superados com menos sequelas possíveis. Infelizmente, o coronavírus causou um colapso mundial, com mais de 183 países infectados e milhares de vítimas, tornando traumática a passagem histórica da humanidade por este problema.

De início, por mais que os governos agissem, alguns com mais restrições outros menos, a doença de contágio rápido resultou em um grande número de infectados.

Apesar do gráfico de previsão mais otimista no Brasil, levando em conta o isolamento social, apontar para cerca de 40 mil mortes, cada indivíduo importa. Não quereremos e nem desejamos perder ninguém para a Covid-19.

Levando em conta todo este cenário, o SUS (Sistema Público de Saúde), ainda que enfrente muitos desafios e esteja aquém de ser o ideal, tem se preparado para atender a população.

Trazendo um pouco mais para nossa vizinhança, São Paulo tem tido um esforço enorme de todos os seus representantes para combater a doença.

O governador João Doria tem destinado recursos aos municípios a toque de caixa para campanhas contra a doença. São R$ 7,4 milhões para nossa microrregião, investimentos que serão usados para triagem, testes e atendimento aos suspeitos com a doença.

Além dessas ações emergenciais fundamentais, Americana tem o benefício de ter adquirido no ano passado dez novos ventiladores pulmonares que, como é de conhecimento, são essenciais para os pacientes internados pela doença. Os aparelhos custaram R$ 80 mil cada e foram adquiridos com a verba que o governo federal enviou, após pedido público do deputado Cauê Macris ao então presidente da República, Michel Temer, em visita à cidade.

É um alento saber que a nossa cidade está atualizada com relação aos respiradores, que estão a serviço o nosso Hospital Municipal.

Seguimos com pensamentos positivos e sempre com o desejo que esses dispositivos nem precisem ser usados. E que o nosso País vença essa pandemia preservando o máximo de vidas.

*Roger Willians é vice-prefeito de Americana

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos, com 1.800 caracteres (já contando os espaços), para o e-mail opiniao@liberal.com.br.