25 de novembro de 2020 Atualizado 23:55

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Editorial

A Covid-19 nos asilos

Por Da Redação

27 Maio 2020 às 08:26

Uma triste situação que assistíamos ocorrer durante o ápice da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em países da Europa chegou aos poucos aqui à região. As mortes em casas de repouso que abrigam idosos são um lamentável recorte destes tempos melancólicos que atravessamos.

Por aqui, as primeiras notícias de uma tragédia do tipo chegaram de Piracicaba, onde um lar já registrou a morte de 10 idosos abrigados. Até a semana passada, ao menos 84 moradores e funcionários do local foram diagnosticados com o novo coronavírus. Depois, a doença avançou sobre uma casa de repouso em Hortolândia. Ao menos seis morreram e outros 13 se infectaram.

Agora, um abrigo em Americana se tornou o “epicentro” da doença na cidade. Localizada no bairro Santa Cruz, ao lado do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, a casa de repouso já informou à prefeitura a morte de duas idosas que foram infectadas com coronavírus. No local, outros sete idosos tentam se recuperar da doença, bem como dois funcionários.

Na segunda-feira, após as duas mortes, o LIBERAL conversou com o médico infectologista e integrante do comitê contra a doença na cidade, Arnaldo Gouveia. Ele afirmou que fez uma visita no asilo por conta da alta incidência dos casos e disse ter notado que todas as medidas de segurança, para prevenir a contaminação com a doença, têm sido tomadas. A principal suspeita para o motivo do surto no local, entretanto, é de transmissão por parte de funcionário assintomático.

Comprovadas as falhas ou não, as situações fatais vividas por casas de repouso ilustram a gravidade com que a doença pode atingir os integrantes de grupos de risco, que não se restringem a idosos, já que está longe de ser pouco o número de brasileiros com doenças crônicas, por exemplo. As estatísticas mostram um vírus ainda presente e fatal por aqui, que exige cuidados, a despeito da rotina normal que muitos parecem já ter retomado.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.