27 de setembro de 2020 Atualizado 12:26

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Artigos de leitores

68 anos inspirando gerações

Por Carlos Roberto Bertollo

21 jun 2020 às 17:26 • Última atualização 22 jun 2020 às 08:19

Dois acontecimentos ocorreram no início da década de 1950. No Rio de Janeiro, pilotos instrutores de voo fundaram em 14 de maio de 1952 a Esquadrilha da Fumaça. Em nosso município, Jessyr Bianco e os irmãos Arnaldo e Romeu Mantovani fundaram em 1 de junho de 1952 o jornal O Liberal. A paixão pela aviação, em especial a Esquadrilha da Fumaça, e as crônicas de Diógenes Gobbo, Antoninho Rapassi, Hercule Giordano, Reginaldo Gonçalves e outros me inspiraram a ser um cronista.

Minha jornada teve início em 21 de abril de 2010. Reunidos no Memorial JK de Americana para a comemoração do cinquentenário de Brasília, entre convidados lá estavam Antônio Soares Neto, o “Toniquinho de Jataí”, Diógenes Gobbo e outros. Duas réplicas de aeronaves estavam sendo inauguradas: o avião presidencial Viscount VC 90 e o AT 6 da Esquadrilha da Fumaça. E foi com o AT 6 que Diógenes se emocionou.

Apaixonado pela aviação, era amigo do Coronel Braga e do comandante Azevedo. Prometi a ele que daria de presente uma réplica. Retribuindo, publicou a foto do avião AT 6 com o Coronel Braga e os acrobatas Bertelli e Simioni. Esta foto foi o incentivo para o meu primeiro artigo publicado em 26 de maio de 2010. No aniversário de 58 anos do jornal, este escriba que vos escreve, Antoninho Rapassi e o amigo João Ricardo entregamos ao jornalista a réplica do AT 6.

Nesses 10 anos, 375 artigos foram publicados sob a edição dos jornalistas: Diógenes Gobbo, Reginaldo Gonçalves, Carlos Ventura, Wander Pessoa, Valdecir Cremon, Arthur Jorge Trevisoni, João Turquiai, Bruno Moreira, Leslie Cia Silveira, Michele Portela, Claudio Gioria, Luciano Assis e João Colosalle. Desculpe se esqueci algum. Inspirando gerações, obrigado e parabéns a toda a equipe do jornal O Liberal e da Esquadrilha da Fumaça pelos 68 anos.

* Carlos Roberto Bertollo é estudioso da lenda de Ícaro e criador de réplicas de aeronaves.

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos, com 1.800 caracteres (já contando os espaços), para o e-mail opiniao@liberal.com.br.