23 de fevereiro de 2024 Atualizado 16:50

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

68 anos inspirando gerações

Por Carlos Roberto Bertollo

21 de junho de 2020, às 17h26 • Última atualização em 22 de junho de 2020, às 08h19

Dois acontecimentos ocorreram no início da década de 1950. No Rio de Janeiro, pilotos instrutores de voo fundaram em 14 de maio de 1952 a Esquadrilha da Fumaça. Em nosso município, Jessyr Bianco e os irmãos Arnaldo e Romeu Mantovani fundaram em 1 de junho de 1952 o jornal O Liberal. A paixão pela aviação, em especial a Esquadrilha da Fumaça, e as crônicas de Diógenes Gobbo, Antoninho Rapassi, Hercule Giordano, Reginaldo Gonçalves e outros me inspiraram a ser um cronista.

Minha jornada teve início em 21 de abril de 2010. Reunidos no Memorial JK de Americana para a comemoração do cinquentenário de Brasília, entre convidados lá estavam Antônio Soares Neto, o “Toniquinho de Jataí”, Diógenes Gobbo e outros. Duas réplicas de aeronaves estavam sendo inauguradas: o avião presidencial Viscount VC 90 e o AT 6 da Esquadrilha da Fumaça. E foi com o AT 6 que Diógenes se emocionou.

Apaixonado pela aviação, era amigo do Coronel Braga e do comandante Azevedo. Prometi a ele que daria de presente uma réplica. Retribuindo, publicou a foto do avião AT 6 com o Coronel Braga e os acrobatas Bertelli e Simioni. Esta foto foi o incentivo para o meu primeiro artigo publicado em 26 de maio de 2010. No aniversário de 58 anos do jornal, este escriba que vos escreve, Antoninho Rapassi e o amigo João Ricardo entregamos ao jornalista a réplica do AT 6.

Nesses 10 anos, 375 artigos foram publicados sob a edição dos jornalistas: Diógenes Gobbo, Reginaldo Gonçalves, Carlos Ventura, Wander Pessoa, Valdecir Cremon, Arthur Jorge Trevisoni, João Turquiai, Bruno Moreira, Leslie Cia Silveira, Michele Portela, Claudio Gioria, Luciano Assis e João Colosalle. Desculpe se esqueci algum. Inspirando gerações, obrigado e parabéns a toda a equipe do jornal O Liberal e da Esquadrilha da Fumaça pelos 68 anos.

* Carlos Roberto Bertollo é estudioso da lenda de Ícaro e criador de réplicas de aeronaves.

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.