13 de agosto de 2022 Atualizado 22:03

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Presença Digital

5 tipos de ‘assuntos’ que mais ganham cliques no e-mail marketing

O assunto de um e-mail marketing é o primeiro passo para chamar a atenção do seu público-alvo e converter mais

Por Ronnye Freitas / Ricardo Forti

10 de junho de 2022, às 07h19

Apesar de para algumas pessoas parecer obsoleto, o e-mail – mais especificamente, o e-mail marketing – é uma excelente ferramenta para empresas que buscam uma maior conversão, justamente por se tratar de um canal de comunicação direta entre um remetente (empresa) e seu destinatário (público-alvo).

Atualmente, o e-mail marketing é o terceiro maior canal de comunicação utilizado por empresas por possuir um grande alcance e gerar, de certo modo, um alto retorno financeiro.

Para isso, porém, é necessário que, primeiramente, a sua lista de e-mail (maior ativo de um negócio on-line) abra o e-mail em questão e, exatamente por isso, é essencial ter um ‘assunto’ relevante e chamativo, pois, caso contrário, o seu e-mail pode nem ser aberto.

Pensando nisso, conheça agora 5 tipos de ‘assunto’ que mais ganham cliques no e-mail marketing

  • Curiosidade

Geralmente, o assunto de e-mail marketing que mais recebe cliques é o de curiosidade, isso porque o ser humano já é curioso por natureza e, devido ao seu instinto, busca sempre conhecer “algo novo”.

Este tipo de assunto funciona muito bem com uma pergunta intrigante, pois instiga ainda mais a curiosidade do seu público-alvo.

  • Controvérsia

O assunto do tipo controvérsia – como seu próprio nome sugere – traz uma controvérsia e, consequentemente, pode gerar polêmicas. O intuito deste tipo de assunto é chamar a atenção do leitor, violando suas expectativas, para que ele abra e leia o seu e-mail.

Cuidado: este tipo de assunto só deve ser usado se o que for dito possa realmente ser comprovado, caso contrário, irá apenas frustrar o seu público-alvo.

  • Benefício

A função de um assunto de e-mail é chamar atenção do seu leitor e, assim, destacá-lo entre os outros inúmeros e-mails que ele deve receber diariamente, por isso fornecer um benefício já no assunto é uma ótima maneira de conseguir a atenção desejada.

Os seres humanos estão sempre em busca de algo que desejam ou de soluções para problemas que lhe causam medo, por isso oferecer um benefício que consiga suprir suas necessidades é um grande diferencial.

  • Micro-história

Indiscutivelmente, os caracteres disponíveis em um assunto de e-mail são bem limitados, porém contar uma micro-história pode ser uma ótima opção para ganhar cliques.

O assunto de micro-história precisa chamar atenção do leitor mostrando que será revelado algo ou uma situação em que ele tem algo a ganhar, enquanto o prepara para uma história interessante que será contada no corpo do e-mail.

  • Notícia

Assuntos que aparentam ser uma notícia costumam, também, gerar certa curiosidade aos leitores e, se combinados com algo do momento que realmente está nas notícias, a eficiência pode ser ainda melhor!

Como dito anteriormente (tópico 1), as pessoas são instintivamente levadas a conhecer algo novo e uma notícia nada mais é do que uma informação a respeito de uma novidade, então, aproveitar o que está acontecendo na atualidade (Zeitgeist) e utilizá-lo ao seu favor em um assunto de e-mail marketing é uma maneira eficaz de conseguir mais cliques.

Lembre-se: o assunto existe justamente para chamar atenção e destacar o seu e-mail entre os outros inúmeros que o seu leitor recebe diariamente, por isso é necessário que seja relevante e não igual aos demais.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana