15 de junho de 2021 Atualizado 23:02

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Papo Fermentado

5 cervejarias nacionais e independentes para você conhecer

São tantas cervejarias legais para listar, tantas opções maravilhosas… esse é só um aperitivo

Por Papo Fermentao

13 Maio 2021 às 11:35

Recentemente, o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – divulgou o Anuário da Cerveja 2020 e pudemos constatar um total de 1383 cervejarias registradas, sendo que em 2019 tínhamos 1209.
Todos os estados são representados por pelo menos uma cervejaria. Na realidade, em 2020 foram registradas 204 novas cervejarias porém 30 cancelaram seus registros, o que representa um aumento líquido de 174 cervejarias em relação ao ano anterior, alta de 14,4%.

Sul e Sudeste são as regiões com maiores concentrações e o mercado de cervejas no Brasil vem crescendo a cada ano, mesmo com as dificuldades trazidas pela pandemia. Sendo assim, apresentamos 05 cervejarias de norte a sul do país e independentes para você conhecer e se encantar pela história e rótulos!

Bodebrown

“A gente não gosta de cerveja. A gente é louco por cerveja. Aliás, louco não, alucinado”. Essa frase que a cervejaria usa resume muito bem o espírito da Bodebrown, que é localizada em Curitiba e foi fundada em 2009 pelo pernambucano Samuel Cavalcanti. É conhecida por diversas inovações no cenário cervejeiro, rótulos colaborativos com cervejarias internacionais, receitas inusitadas e cheias de personalidade. Coleciona inúmeros prêmios, não param de expandir o portfólio e tornaram-se uma das mais famosas do Brasil e da América Latina.

O nome Bodebrown é uma homenagem à família de Samuel que é criadora de bodes há gerações e também ao cantor James Brown. Os rótulos mais conhecidos são: Wee Heavy, Perigosa, linha Saint Arnould, Trooper e Cacau IPA.

Devaneio do Velhaco

“Missão: provocar o estado líquido da arte”, essa é a premissa por trás dessa cervejaria fundada no Centro Histórico de Porto Alegre, atingir o ápice da criação em cada cerveja de modo a tornarem-se uma obra prima. São três cervejeiros, o ex-dentista Marcelo “Barão”, o microbiologista Kauai Padaratz e o economista Thiago Oliveira.

O nome é devido a um sonho que um dos cervejeiros teve com seu avô, o qual lhe passava a missão de abrir uma cervejaria na antiga casa da família em Porto Alegre. Devaneio do Velhaco não tem limite, não tem padrões, foi feita para inovar e surpreender. Produzem cervejas de fermentação híbrida, vinhos espontâneos, cervejas maturadas em barricas e tudo que der na telha!

3 Orelhas

Cervejaria artesanal e rural localizada em Gonçalves/MG. Quer tirar uns dias de folga e ficar perto de boas cervejas e da natureza? Lá é o canal! Com uma vista maravilhosa, clima ameno e céu estrelado, essa cervejaria ganha o coração de quem passa por lá. Vale dizer que a cervejaria conta com um chalé dentro da propriedade para quem queira hospedar-se, imagina que experiência!

Cervejaria 3 Orelhas – Foto: Instagram @cervejaria3orelhas

Bruno é o cervejeiro e suas criações sempre têm uma pitada de fazenda, seja nos ingredientes utilizados ou no nome escolhido para o rótulo. Recentemente, no Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau, duas criações levaram medalha, a Abróba e a Frutopia. Abróba é uma cerveja feita com abóboras assadas no forno de pizza, simplesmente maravilhosa!

Mindubier

“Cervejaria baiana pioneira e mais premiada do Brasil, a MinduBier nasceu pra mostrar que a Bahia está muito além do dendê!”. Só com essa frase a gente já tem vontade de partir para Salvador e beber direto da fonte.

A Mindubier vem da ideia de Gustavo Martins e está em grande ascensão, começou tímida e agora não há quem não conheça suas cervejas que são puro orgulho no nordeste e no país todo. Uma das cervejas mais conhecidas é a Mindu IPA que levou medalha de ouro no Bier Hub em 2016 e melhor pontuação no estilo American IPA na Copa Internacional da Cerveja POA 2018.

Cerveja Avós

“Só produzimos lagers”. É isso mesmo, a cervejaria paulista só fabrica estilos da família lager, de baixa fermentação. O nome é de fato uma homenagem às avós do fundador Junior Bottura.

Lançada em março de 2016, foi eleita pela Revista Prazeres a Cervejaria do Ano (2020/21) e no ranking de 100 cervejas ficou em primeiro lugar com a Vó Maria In Concert, uma India Pale Lager de linha. Além dessa, uma das mais conhecidas é a Vó Maria e o Seu Lado Zen, uma Hoppy Lager pra lá de refrescante e aromática. Uma cervejaria que usa e abusa da criatividade para desenvolver suas receitas.

São tantas cervejarias legais para listar, tantas opções maravilhosas… esse é só um aperitivo. E aí, qual delas você ficou mais curioso para conhecer?

Siga o Papo Fermentado no Instagram para mais dicas, pensamentos e sugestões cervejeiras. É só clicar aqui.

SAÚDE!

Papo Fermentado

Blog do casal Fernanda Brito e Bruno Martinelli, sommeliers de cerveja pelo Instituto da Cerveja Brasil. Amamos contar nossas experiências gastronômicas, a história que envolve a linha do tempo da cerveja e dicas para quem quer se aventurar nesse universo. Fale com a gente pelo ola@papofermentado.com.br ou WhatsApp (16) 99339-1221. Nas redes sociais, somos o @papofermentado.