17 de janeiro de 2022 Atualizado 22:00

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

22 de novembro, uma data especial

Por Katya Forti

23 nov 2021 às 08:04

No vasto repertório das memórias afetivas, algumas datas trazem consigo um sentido especial, que na maioria das vezes, nos remetem a momentos felizes e fatos marcantes, que ocorrem durante a nossa vida.

No meu caso, a data de 22 de novembro representa muito. Pois neste dia, no ano de 2005, foi publicado o primeiro artigo que escrevi, para a página 2 do Jornal O LIBERAL.

O texto tinha o seguinte título: “A força da juventude”. Fazia referência ao empenho e dedicação de jovens alunos, durante a realização da Feira Científica, da EEPSG Dr. Heitor Penteado.

A empolgação, ao demonstrar e explicar aos visitantes seus experimentos, me motivou a escrever sobre aquele evento, pois eles estavam comprometidos para o êxito da atividade.

De lá para cá, já se passaram 16 anos como colaboradora, e venho mantendo a regularidade e a oportunidade de proporcionar aos leitores algo mais do que palavras.

Adequar os artigos ao espaço reservado a eles: um desafio permanente. Quando pensamos em literatura, enquanto leitores, dia após dia vamos nos familiarizando com a diversidade, aprendendo a identificar o escritor, pela forma como nos apresenta seu processo criativo.

Enquanto escritores, nosso horizonte se expande e vamos refletindo, aprimorando e nos reinventando. Comigo não foi diferente e isso segue até hoje.

Quem me acompanha sabe que a positividade e a esperança em dias melhores estão presentes em cada linha que escrevo, embora não tenha como negar os enfrentamentos diários, que nos capacitam e nos fortalecem.

João Rodella e Diogenes Gobbo são duas referências nesta minha jornada literária, pois me conduziram, guiaram e seguem me inspirando. Diogenes, infelizmente, nos deixou em outubro de 2011. A eles dedico a minha gratidão e afeto. Bem como aos editores do jornal, que assumindo a página em períodos distintos, me acolheram com carinho e admiração.

Katya Forti
Pedagoga. De Americana. Autora de livros
katyaforti.kf@gmail.com

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.