17 de outubro de 2024 Atualizado 22:51

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara

Reunião irá definir reajuste da conta de água em Santa Bárbara

Em fevereiro de 2022 os valores receberam reajuste de 9,85%; convocação foi divulgada no último sábado

Por Gabriel Pitor

01 de março de 2023, às 08h01

Uma reunião que será realizada no próximo dia 8, e que contará com as presenças do Conselho de Regulação e Controle Social e de representantes da Ares PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), irá definir o reajuste da conta de água em Santa Bárbara d’Oeste. A convocação foi divulgada no último sábado.

A agência reguladora irá apresentar, inicialmente, uma proposta de porcentagem de reajuste, acompanhada de justificativa. Depois, um parecer será emitido pela Ares PCJ que servirá como auxílio aos conselheiros, que terão a incumbência de aprovarem ou não a mudança nos valores. O reajuste só entrará em vigor após a homologação da reunião e a publicação em jornal de uma resolução oficializando o reajuste.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O Conselho de Regulação e Controle Social de Santa Bárbara foi criado em 2012 com o objetivo de avaliar as propostas de fixação, revisão e reajuste tarifário dos serviços de saneamento básico. Já o reajuste da tarifa é feito anualmente, conforme contrato firmado pela prefeitura e DAE (Departamento de Água e Esgoto), em abril de 2012, com o consórcio.

Em fevereiro de 2022, os valores foram reajustados em 9,85% nas tarifas de tratamento de água e esgoto, e 10,74% nos demais serviços. O principal fator que motiva os aumentos é a perda inflacionária acumulada no período de um ano, baseada na variação oficial do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Publicidade