28 de outubro de 2024 Atualizado 14:52

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Ensino público

Novas ferramentas tecnológicas ganham espaço nas escolas

Cidades investem para enriquecer o conteúdo nas salas de aula

Por Laís Seguin

28 de outubro de 2024, às 14h15 • Última atualização em 28 de outubro de 2024, às 14h39

Aluno da rede pública municipal de Santa Bárbara durante atividade usando o computador - Foto: Prefeitura de Santa Bárbara_Divulgação

Nos últimos anos, as salas de aula em Americana e Santa Bárbara d’Oeste passaram por uma transformação significativa. O tradicional quadro negro e o giz, que já foram os pilares do ensino, estão dando espaço para novas ferramentas tecnológicas que prometem tornar o aprendizado mais interativo e eficaz. A implementação de recursos digitais, como lousas interativas, chromebooks e plataformas educacionais, é uma aposta para aprimorar a experiência de alunos e professores.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Tanto Americana quanto Santa Bárbara d’Oeste têm dado passos importantes na adoção da tecnologia no ambiente escolar. Na Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d’Oeste, por exemplo, a aquisição de chromebooks, notebooks e roteadores tem sido essencial para facilitar o uso de ferramentas digitais em sala de aula.

A prefeitura também investiu na formação de professores, capacitando 72 profissionais como especialistas em educação pela renomada Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Essa iniciativa visa preparar os docentes para o uso eficaz da tecnologia no ensino.

Além disso, cada aluno da rede barbarense agora possui um e-mail institucional, que lhes dá acesso ao Google Workspace for Education, plataforma que permite o uso de diversas ferramentas digitais para potencializar o aprendizado. Um dos destaques é o Elefante Letrado, uma plataforma de leitura digital que promove o hábito da leitura e desenvolve as habilidades de compreensão leitora dos estudantes.

Segundo a Secretaria de Educação de Santa Bárbara, a tecnologia está sendo usada não apenas para melhorar o aprendizado, mas também para agilizar os processos administrativos. Este ano, foi implementada uma caderneta digital para os professores, desenvolvida de acordo com as necessidades específicas das unidades escolares.

Em Americana, o Programa de Transformação Digital, iniciado em 2021, busca capacitar professores e alunos para o uso de ferramentas do Google for Education. Com a ajuda da Colaborativa, empresa parceira do Google, a prefeitura tem promovido formações constantes, que incluem desde os profissionais da área administrativa até os alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Vinicius Ghizini, secretário de Educação de Americana, destaca a importância do programa Aluno Tutor, que capacita os estudantes para que possam, eles mesmos, ajudar outros membros da comunidade escolar no uso da tecnologia. “O Aluno Tutor é um ótimo exemplo de como a tecnologia pode ser uma aliada do professor. Os alunos se tornam multiplicadores do conhecimento”, afirma Ghizini.

As escolas de Americana também foram equipadas com lousas digitais, projetores e soundbars, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas. A integração desses equipamentos com plataformas digitais permite que os professores utilizem vídeos, imagens e outros recursos multimídia para enriquecer o conteúdo das aulas. 

Publicidade