08 de agosto de 2022 Atualizado 07:41

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Cidades da RMC decidem cancelar carnaval de 2022

Medida vale somente para as festas subsidiadas pelas prefeituras; administrações irão orientar população a evitar festas particulares

Por Ana Carolina Leal

29 de novembro de 2021, às 16h58 • Última atualização em 29 de novembro de 2021, às 17h42

Os 20 municípios que compreendem a RMC (Região Metropolitana de Campinas) decidiram, em reunião nesta segunda-feira (29), cancelar o carnaval de 2022. A medida, no entanto, vale somente para as festas subsidiadas pelas prefeituras.

Segundo o diretor-executivo da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Odair Dias, embora não haverá impedimentos para iniciativas particulares, as administrações municipais pretendem orientar para que as festas não sejam realizadas.

“Além da nova cepa, nem todo mundo tomou duas doses então os prefeitos consideraram prudente suspender”, declarou Odair. A Ômicron foi classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como variante de preocupação. A cepa foi descoberta na África do Sul e tem cerca de 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína “spike” – usada pelo vírus para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas.

As cidades que compõem a RMC são: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Hortolândia já haviam anunciado, semana passada, que não haveria carnaval 2022 nos municípios por conta da pandemia. E a prefeitura de Sumaré informou à reportagem que a cidade, tradicionalmente, não conta com carnaval de rua.  

Publicidade