28 de outubro de 2024 Atualizado 07:39

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ADMINISTRAÇÃO

Americana e Santa Bárbara ‘viram a página’ das contas com 3 anos seguidos de aprovação no TCE

Antes de 2020, municípios tiveram consecutivos pareceres negativos por parte do tribunal

Por Gabriel Pitor

28 de outubro de 2024, às 07h37 • Última atualização em 28 de outubro de 2024, às 07h39

Após consecutivas reprovações nas contas em decisões do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), as prefeituras de Americana e Santa Bárbara d’Oeste “viraram a página” desse problema e alcançaram três anos seguidos com aprovações do tribunal.

O levantamento foi realizado pelo LIBERAL e considerou apenas os pareceres do órgão estadual, e não as votações nas câmaras municipais.

Entre as duas cidades da RPT (Região do Polo Têxtil), Americana foi a que viveu o período mais complicado, já que foram duas sequências com os balancetes reprovados: 2011 a 2014 e 2016 a 2019.

Em 2015, o TCE deu parecer favorável, mas a votação lembrou os esforços para superar o “rombo” financeiro que o então prefeito Omar Najar herdou e o cenário político conturbado do município.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Ao todo, foram oito contas rejeitadas, sendo que os principais motivos foram os gastos com pessoal, o desequilíbrio financeiro, os limites de pagamentos de dívida e precatórios.

Porém, de 2020 a 2022 as contas do município foram aprovadas pelo TCE, o que, de acordo com a administração, é resultado do equilíbrio fiscal e financeiro, bem como do aumento na arrecadação, sem deixar de fazer uma aplicação eficiente dos recursos.

“A aprovação das contas representa o reconhecimento dos órgãos fiscalizadores externos, visto que esta gestão está absolutamente comprometida com a prestação de serviços à população, sem que isso cause um desequilíbrio”, completou o Executivo americanense, que ainda destacou que as medidas foram tomadas nesta gestão e na anterior.

Já Santa Bárbara teve os balancetes rejeitados de 2015 a 2019 (cinco consecutivos), todos na gestão do ex-prefeito Denis Andia, atual secretário nacional de Mobilidade Urbana. Também foram apontados o desequilíbrio fiscal e o crescimento da dívida de longo prazo.

Em entrevista ao programa Liberal no Ar, da Rádio Zé FM 76.3, Denis lembrou que em 2015 o Brasil entrou em uma recessão econômica.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Segundo ele, houve uma decisão de manter os serviços da prefeitura e que o equilíbrio foi retomado no fim do seu segundo mandato, com a aprovação das contas de 2020.

“Era um momento em que pais, mães, chefes de família perdiam emprego, plano de saúde e não podiam mais colocar os filhos numa creche. Eles precisavam mais da prefeitura. Ou você atendia as pessoas ou cuidava de outras questões. Escolhi cuidar das pessoas”, comentou.

De 2020 a 2022, todas as contas de Santa Bárbara foram aprovadas pelo TCE. O LIBERAL procurou a administração para apontar as medidas que levaram aos pareceres, mas não teve resposta.

Tanto no caso de Americana quanto no de Santa Bárbara, as contas de 2023 e 2024 ainda não foram julgadas pelo TCE.

Publicidade