28 de outubro de 2024 Atualizado 17:14

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

TRANSPORTE PÚBLICO

Extensões do Trem Intercidades podem conectar Americana a Ribeirão Preto, diz Tarcísio

Ideia, porém, só será estudada e virará projeto após a conclusão do trajeto de São Paulo a Campinas, que deverá entrar em funcionamento no ano de 2029

Por Gabriel Pitor

24 de outubro de 2024, às 09h48 • Última atualização em 24 de outubro de 2024, às 10h49

Se for condenado, Tarcísio de Freitas pode ficar inelegível - Foto: Marcelo Rocha/Liberal

As futuras extensões do TIC (Trem Intercidades) Eixo Norte poderão conectar Americana a Ribeirão Preto, de acordo com o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

No entanto, essa ideia só será estudada e ganhará corpo após a conclusão do trajeto de São Paulo a Campinas, que deverá entrar em funcionamento no ano de 2029.

A declaração foi dada na tarde desta quarta-feira (23) ao LIBERAL, após a autoridade estadual ter visitado as obras de construção de um viaduto entre Sumaré e Hortolândia.

No projeto já aprovado pelo Estado e concedido ao consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, liderado pelo Grupo Comporte, depois de um leilão realizado fevereiro deste ano, o TIC terá um serviço expresso com velocidade máxima de 140 km/h.

O eixo começará na Estação da Barra Funda, na capital, e seguirá até Campinas, com parada em Jundiaí. Também foram concedidas a Linha 7 Inicial e a Linha 7 – Rubi, que vão ligar a Estação Barra Funda a Jundiaí e atenderá as cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista.

Confirmação

Já tinha sido confirmada pelo governador, em junho deste ano, a extensão do TIC até Americana. Após questionamento da reportagem nesta quarta, Tarcísio detalhou que a extensão deverá chegar até Ribeirão Preto, passando por ramais em Americana e Limeira.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

“Quando a gente pensa na expansão do transporte metroviário e metroferroviário é preciso considerar que são investimentos muito pesados. Então, qual é a estratégia? Você tem de fazer o primeiro trecho, colocar para operar, gerar receita e depois pensar no segundo trecho”, ponderou.

“Naturalmente, a gente vai ter a expansão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas para Americana, de repente pensando em um ramal para Limeira e o interesse de estender até Ribeirão Preto. Portanto, imagino que, no futuro, você vai ter a ligação São Paulo-Ribeirão Preto. A gente começa a estudar também outra ligação, de Campinas a Sorocaba, e pensando em uma expansão ainda maior até Bauru. O transporte ferroviário vai crescer paulatinamente.”

Entretanto, segundo Tarcísio, essas ideias só serão estudadas e virarão projetos após a conclusão e pleno funcionamento do TIC no trecho de Campinas a São Paulo.

“É o primeiro passo. Na sequência, a gente pensa em ligar o São Paulo-Campinas até Americana”, disse.

Por fim, o governador apontou que há uma preocupação quanto a conflitos das linhas férreas com vias municipais, como ruas e avenidas, e que isso tem sido conversado junto à Rumo, que opera o serviço no Estado.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Publicidade