26 de outubro de 2024 Atualizado 19:37

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

transporte

Denis sugere linha expressa entre Americana e Santa Bárbara no Corredor Metropolitano

Secretário de Mobilidade Urbana disse que as duas administrações poderiam unir esforços para a implantação

Por Cristiani Azanha

26 de outubro de 2024, às 09h12 • Última atualização em 26 de outubro de 2024, às 11h37

- Foto: Marcelo Rocha/Liberal

O secretário de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia, considera que a estrutura do Corredor Metropolitano poderia ter uma nova funcionalidade.

Uma ideia seria usar a obra que já está pronta para fazer um transporte público coletivo com linha expressa entre Americana e Santa Bárbara d’Oeste.

Durante entrevista ao programa Liberal no Ar, na Rádio Zé FM (76.3 FM), nesta sexta-feira (25), Denis disse que as duas administrações poderiam unir esforços para a implantação, com o autorização da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), órgão do Estado responsável pelo corredor.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

“Entendo que a legislação nesse tipo de arranjo é frágil e dá pouca segurança jurídica. Parte do trabalho que tenho feito em Brasília desde ano passado é fazer um novo marco legal para o transporte público coletivo, que nada mais é que do fazer esses pequenos arranjos locais, que permitem pequenos consórcios para resolver pequenos problemas pontuais sobre o deslocamento de mobilidade urbana”, relatou.

Para ele, o corredor é um projeto muito antigo, que começou em Campinas há 30 anos, mas ao longo do tempo foi perdendo a funcionalidade.

Andia disse que o objetivo de sair de Santa Bárbara d’Oeste a Campinas faz pouco sentido atualmente, mas segundo ele, nada impede que possa mudar, uma vez que seja estabelecida a estrutura que rasga as cidades.

“Em um primeiro momento, a EMTU pode olhar com atenção para o corredor funcional, entre Americana e Santa Bárbara, que pode ser um eixo estrutural para projetos mais audaciosos com um BRT, por exemplo”, projetou.

A EMTU informou que a última parte do corredor, no trecho de Hortolândia, está finalizada desde 2021 e que novas funcionalidades serão estudadas.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Publicidade