20 de abril de 2024 Atualizado 08:20

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde

Banco de Sangue do Hospital Municipal de Americana faz apelo por doações

Banco pede doação dos tipos A e O, tanto negativo quanto positivo; veja o que é preciso para doar

Por Marina Zanaki

28 de janeiro de 2022, às 11h20 • Última atualização em 28 de janeiro de 2022, às 19h07

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, fez um apelo por doações. Com estoques zerados, o banco apela pelos tipos sanguíneos A e O, tanto positivo quanto negativo.

Segundo a enfermeira Josniele Cristina Bidoia, as doações seguem feitas apenas mediante agendamento para evitar aglomerações. É possível marcar um horário por meio do telefone 3468-1739 ou então pelo aplicativo Sangue Amigo.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O Banco de Sangue fica na Avenida da Saúde, número 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em prédio anexo ao HM. Como a entrada é separada, os doadores não precisam passar pelo hospital para fazer a doação.

COVID-19. Esta semana, o Ministério da Saúde e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) atualizaram os critérios para doação de sangue em relação à infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).

A principal mudança é que cai de 30 para 10 dias o período que pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid possam doar sangue. A regra vale tanto para pessoas sintomáticas quanto para quem não teve sintomas, mas teve resultado positivo para a doença.

Quem teve contato com um caso positivo da doença em período de transmissão deve aguardar 10 dias; já se esse contato foi com um paciente que já teve diagnóstico clínico ou laboratorial para a doença, o impedimento para doação é de sete dias.

CRITÉRIOS. Outras recomendações para doação de sangue são:

  • Repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
  • Evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação;
  • Evitar o consumo de alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação;
  • O doador deve ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais;
  • Necessário ter acima de 50 kg e apresentar boas condições de saúde
  • Pessoas que receberam doses contra a Covid-19 ficam temporariamente inaptas. O prazo é de 48 horas para a vacina Coronavac e sete dias para as demais aplicadas em território nacional (AstraZeneca, Pfizer e Janssen)

Publicidade