26 de abril de 2024 Atualizado 22:32

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde

Postura faz toda a diferença para evitar dores na coluna

Além do tradicional policiamento da própria postura, existem outras formas de remediar essa questão.

Por Agência Estado

23 de dezembro de 2019, às 07h05 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 10h59

Um dos temas mais recorrentes quando se fala em dores corporais é como a postura errada pode ser a principal causa desses problemas. Muitos médicos já identificam esse fator não apenas como a razão de dores na coluna. Mas o problema também pode explicar sintomas em outras partes do corpo, como estômago, intestino e até mesmo nos pulmões.

Foto: Fotolia
O alinhamento postural impede que algumas partes do corpo sejam sobrecarregadas de maneira inadequada

Uma boa postura é essencial para evitar que dores na coluna ou em qualquer outra parte do corpo se transformem em um incômodo. O alinhamento postural tem um papel muito importante porque impede que algumas partes do corpo sejam sobrecarregadas de maneira inadequada. Um músculo que fica mais tempo contraído para que a postura seja mantida, acaba sendo um forte candidato a gerar dores.

O que fazer?

Além do tradicional policiamento da própria postura, existem outras formas de remediar essa questão. A consulta com especialistas é essencial. Afinal, ortopedistas e fisioterapeutas são os profissionais que podem fazer uma grande diferença na melhora.

Além disso, a prática de esportes também auxilia tanto na recuperação da posição quanto no condicionamento físico. O alongamento, comumente indicado, além de ser feito antes e depois dos exercícios, também pode ser praticado ao longo do dia por aqueles que trabalham sentados e curvados sobre os computadores por muito tempo.

O ideal é fazer os movimentos com supervisão de um profissional capacitado e em alguma superfície que traga segurança, assim evitando compensações no corpo.

Dieta

Alimentação é um fator determinante também. Isso porque alguns alimentos são inflamatórios e ajudam a causar mais dores, enquanto outros podem ajudar a fortalecer músculos e ossos. Aliás, por meio de exames, nutricionistas são capazes de identificar deficiências e colaborar para a melhora das dores.

 

Publicidade