Postura faz toda a diferença para evitar dores na coluna

Além do tradicional policiamento da própria postura, existem outras formas de remediar essa questão.


Um dos temas mais recorrentes quando se fala em dores corporais é como a postura errada pode ser a principal causa desses problemas. Muitos médicos já identificam esse fator não apenas como a razão de dores na coluna. Mas o problema também pode explicar sintomas em outras partes do corpo, como estômago, intestino e até mesmo nos pulmões.

Foto: Fotolia
O alinhamento postural impede que algumas partes do corpo sejam sobrecarregadas de maneira inadequada

Uma boa postura é essencial para evitar que dores na coluna ou em qualquer outra parte do corpo se transformem em um incômodo. O alinhamento postural tem um papel muito importante porque impede que algumas partes do corpo sejam sobrecarregadas de maneira inadequada. Um músculo que fica mais tempo contraído para que a postura seja mantida, acaba sendo um forte candidato a gerar dores.

O que fazer?

Além do tradicional policiamento da própria postura, existem outras formas de remediar essa questão. A consulta com especialistas é essencial. Afinal, ortopedistas e fisioterapeutas são os profissionais que podem fazer uma grande diferença na melhora.

Além disso, a prática de esportes também auxilia tanto na recuperação da posição quanto no condicionamento físico. O alongamento, comumente indicado, além de ser feito antes e depois dos exercícios, também pode ser praticado ao longo do dia por aqueles que trabalham sentados e curvados sobre os computadores por muito tempo.

O ideal é fazer os movimentos com supervisão de um profissional capacitado e em alguma superfície que traga segurança, assim evitando compensações no corpo.

Dieta

Alimentação é um fator determinante também. Isso porque alguns alimentos são inflamatórios e ajudam a causar mais dores, enquanto outros podem ajudar a fortalecer músculos e ossos. Aliás, por meio de exames, nutricionistas são capazes de identificar deficiências e colaborar para a melhora das dores.

 

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora