18 de junho de 2024 Atualizado 18:20

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Política

Tarcísio desativa Secretaria de Negócios Internacionais após exoneração de secretário

Por Agência Estado

25 de maio de 2024, às 09h50

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) desativou nesta sexta-feira, 24, a Secretaria de Negócios Internacionais. A medida foi tomada um dia após o secretário Lucas Ferraz pedir para ser exonerado do comando da pasta. Ele estava escanteado no governo há cerca de um ano, após uma polêmica envolvendo o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a atração de investimentos para São Paulo.

Segundo o governo paulista, é a primeira reestruturação das secretarias após a publicação do plano “São Paulo na Direção Certa”. As atividades da pasta foram transferidas para a Casa Civil e para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Como mostrou o Estadão, o plano do governador é realizar estudos para extinguir órgãos, rever benefícios fiscais e cortar despesas de custeio para dar mais eficiência à máquina pública.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico ficará responsável por atrair investimentos externos para São Paulo e fomentar o comércio exterior, enquanto a Casa Civil cuidará das ações de cooperação com governos de outros países e entidades internacionais. Esta última terá 30 dias para publicar uma resolução informando quais cargos serão extintos ou transferidos para outras pastas.

A Secretaria de Negócios Internacionais declarou em abril de 2023 que representantes da estatal ucraniana de aviação Antonov demonstraram interesse em investir US$ 50 bilhões no Estado, mas teriam recuado devido a declarações de Lula sobre a guerra na Ucrânia.

A Antonov, porém, negou a informação à época e afirmou que não tinha representantes no Brasil, o que levou ministros do governo petista a acusar o governo Tarcísio de espalhar fake news.

Publicidade