25 de outubro de 2020 Atualizado 18:36

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Eleições nos EUA

Trump perde eleitores entre os idosos, grupo-chave em muitos estados norte-americanos

Entre os estados com maior queda do republicano estão Maine, Pensilvânia, Michigan, Winsconsin, Flórida, Iowa e New Hampshire

Por Agência Estado

18 out 2020 às 12:10 • Última atualização 18 out 2020 às 12:31

Os republicanos venceram as últimas quatro eleições entre os eleitores idosos. Mas, neste ano, esses eleitores dão sinais de que estão mudando de ideia com relação ao presidente Donald Trump e esta é uma das razões pelas quais o candidato republicano está atrás de Joe Biden nas pesquisas em alguns dos campos de batalha mais importantes.

Em 2016, Trump venceu entre os eleitores idosos por 7 pontos de diferença, mas tem ficado atrás de Joe Biden por 10 pontos o ano todo, mostra pesquisa Wall Street Journal/NBC News. A pandemia do coronavírus está tornando mais difícil a recuperação desses votos, já que os idosos estão entre os grupos mais vulneráveis à covid-19.

O enfraquecimento de Trump entre os eleitores mais velhos é especialmente importante por causa de um elemento demográfico: quase todos os Estados mais competitivos nesta eleição têm grandes populações acima dos 65 anos, com participação acima da média nacional.

Alguns dos Estados com mais idosos são também aqueles em que esses eleitores parecem estar se distanciando de Trump, mostram pesquisas recentes. Entre eles estão Maine, Pensilvânia, Michigan, Winsconsin, Flórida, Iowa e New Hampshire.

Publicidade