08 de agosto de 2020 Atualizado 20:21

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

EUA x Irã

Trump diz que vai revidar ataque ‘de maneira desproporcional’

Em um dia marcado pela escalada na tensão entre os Estados Unidos e o Irã, o presidente americano fez novas ameaças em caso de ataque ao seu país

Por Agência Estado

05 jan 2020 às 18:26 • Última atualização 05 jan 2020 às 19:26

Em um dia marcado pela escalada na tensão entre os Estados Unidos e o Irã, o presidente americano, Donald Trump, cuidou para ampliar a crise. Pelo Twitter, Trump falou em revidar “de maneira desproporcional” a um eventual ataque aos Estados Unidos por parte do Irã.

Foto: Foto oficial da Casa Branca por Shealah Craighead
Donald Trump afirmou que vai revidar de maneira desproporcional qualquer ataque iraniano aos Estados Unidos

A declaração de Trump foi feita em um tuíte confuso, no qual o americano diz que as publicações da mídia podem servir de notificação ao congresso dos Estados Unidos caso haja necessidade de uma ação militar. “Se o irã atacar qualquer pessoa ou alvo dos Estados Unidos, os Estados Unidos reagirão rápida e completamente, e talvez de maneira desproporcional”, escreveu o americano.

Neste domingo, 5, a pressão feita pelo Irã sobre o parlamento do Iraque surtiu efeito e levou o congresso iraquiano a votar pela saída dos soldados americanos do país. Atualmente são cerca de cinco mil os militares americanos no Iraque.