21 de abril de 2024 Atualizado 01:22

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Brasil e Mundo

Rússia grava militares da Alemanha discutindo entrega de mísseis teleguiados à Ucrânia

Por Agência Estado

02 de março de 2024, às 17h43

O comandante da Força Aérea da Alemanha reuniu seus principais oficiais para uma reunião secreta no mês passado para discutir a possível entrega dos mísseis teleguiados mais poderosos do seu país à Ucrânia.

As armas de longo alcance poderiam ser usadas para destruir a ponte Kerch, que liga o território continental da Rússia à península da Crimeia, disseram as autoridades alemãs.

O que eles não sabiam era que espiões russos gravaram a conversa, que revelou detalhes confidenciais sobre o envolvimento ocidental na Ucrânia. Uma fita de áudio de 38 minutos da discussão foi divulgada na noite de ontem pela emissora estatal russa RT.

Altos funcionários alemães confirmaram a autenticidade da gravação ao The Wall Street Journal.

A reunião centrou-se na forma como a Alemanha poderia organizar a entrega e operação de mísseis de cruzeiro de longo alcance Taurus caso fossem enviados para a Ucrânia. O líder alemão Olaf Scholz recusou-se a enviar o Taurus, apesar dos apelos de Kiev e da pressão dentro do seu próprio governo.

Na gravação também estavam autoridades dizendo que o Reino Unido, a França e os EUA mantêm tropas na Ucrânia para ajudar a operar sofisticados sistemas de armas ocidentais, algo que esses países negaram.

Publicidade