26 de maio de 2024 Atualizado 20:10

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mundo

Israel monitora ‘ataque planejado’ do Irã e fortalece capacidades militares, diz ministro

Por Agência Estado

13 de abril de 2024, às 17h29

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou neste sábado, 13, que monitora de perto o “ataque planejado” de Irã ou aliados ao país. Nas últimas horas, os israelenses estão em alerta máximo para uma possível investida do oponente histórico, em retaliação pela ofensiva que destruiu o consulado iraniano na Síria no começo do mês.

Em declaração por vídeo, Gallant ressaltou que Israel fortaleceu as capacidades militares com o apoio dos Estados Unidos e demais parceiros.

O ministro também acusou o Irã de ser um Estado terrorista. “Estamos determinados a defender os nossos cidadãos contra este terrorismo e saberemos como responder-lhe”, garantiu.

Pela manhã, Gallant conversou por telefone com o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin. De acordo com nota do Pentágono, os dois discutiram “ameaças regionais urgentes” e expressaram apoio mútuo. “O secretário Austin deixou claro que Israel poderia contar com o apoio total dos EUA para defender Israel contra quaisquer ataques do Irã e dos seus aliados regionais”, destaca o texto.

Publicidade