20 de junho de 2024 Atualizado 18:13

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Brasil e Mundo

China: Xi promete mais ajuda a Gaza e discute comércio em cúpula com líderes árabes

Por Agência Estado

30 de maio de 2024, às 10h18

O presidente da China, Xi Jinping, reiterou seu pedido para o estabelecimento de um Estado palestino independente e prometeu mais ajuda humanitária para as pessoas em Gaza, durante seu discurso de abertura em uma cúpula com líderes de Estados árabes nesta quinta-feira, em Pequim.

“Desde outubro passado, o conflito palestino-israelense escalou drasticamente, lançando as pessoas em um sofrimento tremendo”, disse Xi em seu discurso no Fórum de Cooperação entre China e Estados Árabes. “A guerra não deve continuar indefinidamente.”

Ele reafirmou o apoio da China à solução de dois Estados e se comprometeu com 500 milhões de yuans (US$ 69 milhões) em ajuda humanitária para Gaza. Também prometeu doar US$ 3 milhões a uma agência das Nações Unidas que presta assistência e alívio aos refugiados da guerra entre Israel-Hamas.

Além de falar sobre a guerra, Xi pediu aos Estados árabes que aprofundem a cooperação em áreas como comércio, energia limpa, exploração espacial e saúde.

Presente no fórum está o presidente do Egito, Abdel-Fattah el-Sissi, que se encontrou com Xi na quarta-feira, 29. Os dois líderes assinaram uma série de acordos de cooperação em áreas como infraestrutura, tecnologia e importações de alimentos, destinados a aprofundar os laços entre seus países.

Também estão presentes no fórum o presidente da Tunísia, Kais Saied, o presidente dos Emirados Árabes, Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, e o rei do Bahrein, Hamad.

Publicidade