25 de julho de 2021 Atualizado 16:47

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mundo

Após ser acusada, China diz que EUA são maior ‘império de hackers’ do mundo

Por Agência Estado

21 jul 2021 às 11:01 • Última atualização 21 jul 2021 às 14:37

Porta-voz do Departamento de Informação do Ministério das Relações Exteriores da China, Lijian Zhao afirmou nesta quarta-feira, 21, que os Estados Unidos são um “império de hackers”. A declaração vem após Washington, Bruxelas e Londres acusarem Pequim de usar o sistema de e-mails Microsoft Exchange para praticar ciberespionagem.

“Os Estados Unidos são o maior ‘império de hackers’ do mundo. Eles reuniram aliados para fazer acusações infundadas contra a China sobre segurança cibernética”, disse Lijian. “Ao distorcer os fatos, eles visam difamar e suprimir a China para servir a propósitos políticos. Rejeitamos categoricamente suas alegações”, acrescentou.

Nas últimas semanas, as tensões entre Washington e Pequim têm crescido. Nesta quarta, o governo americano anunciou que a vice-secretária de Estado, Wendy Sherman, viajará à China nos dias 25 e 26 de julho para se reunir com o ministro de Relações Exteriores chinês, Wang Xi.

A acusação de EUA, Reino Unido e União Europeia de que a China hackeou o sistema Microsoft Exchange ocorreu nesta semana. Além disso, o governo Joe Biden alertou empresas americanas que operam em Hong Kong sobre riscos “crescentes” devido ao controle cada vez maior de Pequim sobre o território semiautônomo.

O governo chinês, por sua vez, ameaçou responder com “firmeza e vigor” a eventuais sanções impostas pelos EUA ao país asiático por conta da repressão em Hong Kong. “Os EUA há muito perderam o último resquício de credibilidade em segurança cibernética. Nada do que eles dizem pode ser confiável”, declarou Lijian Zhao hoje.

Publicidade