Economia
Turismo tem queda de 17,6% em março ante mesmo mês de 2020, diz FecomercioSP
Por Agência Estado
14 de maio de 2021, às 13h52 • Última atualização em 14 de maio de 2021, às 14h48
Link da matéria: https://liberal.com.br/brasil-e-mundo/economia/turismo-tem-queda-de-176-em-marco-ante-mesmo-mes-de-2020-diz-fecomerciosp-1515613/
O turismo em março, último mês do verão, registrou queda de 17,6% no faturamento do em relação ao mesmo mês de 2020, aponta levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). De acordo com a pesquisa, o faturamento de R$ 8,82 bilhões de março de 2021 foi mais de um terço menor (36%) do registrado há dois anos, em março de 2019, último ano sem pandemia.
O cenário negativo aumentou também o prejuízo do turismo nacional durante a pandemia, e acumula R$ 67,7 bilhões entre março de 2020 e o mesmo mês deste ano. Em meio à crise, o setor perdeu mais de um terço do seu tamanho, cerca de 38,1%. No acumulado de 2021, a retração é de 26,5%.
Seguindo a tendência desde o início da crise sanitária, a retração mais expressiva foi registrada na aviação civil, que encolheu 38,4% no mês. O grupo de alimentação e alojamento (hotéis e pousadas) também segue muito impactado pelas medidas de restrição de circulação e faturaram 20,1% a menos em março deste ano do que naquele mesmo mês de 2020.
Já as atividades culturais, esportivas e de recreação, caíram 19,1% em março, enquanto locadoras de veículos, agências e operadoras turísticas tiveram recuo de 3,5%.
De acordo com o Conselho de Turismo (CT) da Federação, as empresas que alugam carros estão conseguindo remodelar o perfil de negócios, ampliando contratos de assinatura e ampliando-os para outros segmentos. No entanto, as agências estão no patamar mínimo de demanda.
Na contramão das quedas, os segmentos de transportes terrestres, como empresas de viagens interestaduais, intermunicipais e internacionais, e o aquaviário cresceram 4,8% e 3% em março, respectivamente. No entanto, o setor aquaviário, por ter uma participação pequena na composição do faturamento do setor, apresenta um resultado praticamente nulo.
Para a FecomercioSP, os dados negativos indicam um quadro complexo, em que o turismo não consegue encontrar caminhos para iniciar uma recuperação. Considerando a baixa expressiva no faturamento de março do ano passado, quando as pessoas entraram em quarentena, a queda de agora é ainda mais negativa, porque aponta que as atividades turísticas estão piores agora até mesmo do que naquele primeiro momento da crise. Na avaliação da Federação, o setor só terá alguma previsibilidade apenas com a vacinação.