19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Dicas

Medidas que ajudam a alugar rápido o seu imóvel

Aproveite os primeiros meses do ano para colocar em prática algumas dicas

Por Agência Estado

16 de fevereiro de 2020, às 08h37 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 10h16

Sabe por que o início do ano é mais propício para o proprietário alugar o seu imóvel? Segundo a diretora de Locação da Lello Imóveis, Roseli Hernandes, nos primeiros meses do ano a procura de candidatos por um imóvel para alugar cresce 40% em relação aos demais meses.

O aquecimento do setor está ligado, na opinião de Roseli, “à perspectiva de mudanças na vida com a virada do ano, seja com um novo emprego, uma nova escola, uma nova moradia, e as pessoas aproveitam mesmo o período de férias para tentar concretizar os planos”.

Foto: Divulgação
Os tipos de imóveis mais procurados atualmente são os apartamentos de um e dois dormitórios

Ela lembra que há também uma movimentação grande de estudantes universitários, que passaram no vestibular e migram de uma cidade para outra. Movimento que também contribui para o aumento da procura por apartamentos e casas para a locação.

Ainda assim, a oferta é grande, há muitos imóveis desocupados, como reflexo da crise financeira que atingiu o País, com taxas ainda altas de desemprego e consequente queda da renda. Situação que levou muita a gente a mudar para locais mais longe dos grandes centros na tentativa de pagar um aluguel mais baixo, ou ir morar com os pais ou parentes.

Por conta da concorrência que é forte, a diretora afirma que não basta os proprietários simplesmente colocarem suas unidades para a locação, sem cuidar de itens como limpeza, manutenção e pintura: “O estado de conservação é fundamental para atrair interessados e alugar rapidamente”.

Outra providência do proprietário é saber qual o valor que está sendo cobrado no mesmo bairro ou região por imóveis em condições semelhantes ao seu. Isso para que o aluguel pedido fique dentro dos padrões de mercado.

A diretora identificou que os tipos de imóveis mais procurados atualmente são os apartamentos de um e dois dormitórios, com uma vaga na garagem, em condomínios novos com opções de lazer.

Algumas dicas práticas

Para o proprietário alugar seu imóvel com maior rapidez

1. Sua oferta deve estar com preço compatível com o padrão do imóvel e com as demais ofertas da região;

2. É preciso se preocupar com a manutenção e conservação de sua casa ou seu apartamento. Pintura malconservada, instalações elétricas ou hidráulicas com problemas, pisos soltos ou azulejos quebrados afugentam os possíveis inquilinos;

3. Antes de colocar um imóvel no mercado para locação, é muito importante deixá-lo em boas condições Lembre-se de que as pessoas estão buscando um lugar para passar momentos importantes da vida delas;

4. Se seu imóvel estiver desocupado e com problemas de manutenção, é conveniente promover os reparos o mais rápido possível. Deixar reformas e consertos por conta do novo morador pode acarretar demora na locação do imóvel e pedidos de negociação de abonos;

5. Os meses de janeiro, fevereiro e março costumam ser os mais quentes para o mercado de locação. Esse é um momento oportuno para colocá-lo no mercado;

6. O início do ano é o período no qual estudantes, executivos e mesmo funcionários de empresas que são transferidos para outras cidades precisam providenciar um lugar novo para morar;

7. Estas pessoas já estão dispostas a encontrar seu novo imóvel para locação. Portanto, deixe tudo em ordem para atender às expectativas, o quanto antes.

Publicidade