Cinco passos para entrar no mundo dos investimentos

Confira cinco passos iniciais para você começar a investir o seu dinheiro, mesmo que não possua um grande patrimônio


Muita gente acha que investir é coisa de grandes empresários ou somente para aqueles que possuem um grande patrimônio financeiro. Errado! Você pode entrar para o mundo dos investimentos com pouco dinheiro e obter bons resultados, principalmente a longo prazo.

Foto: Adobe Stock
Se você quer se jogar nesse desafio, não desista!

É claro que pode ser um tanto desafiador começar nessa empreitada quando não somos educados para termos conhecimento de como funciona esse mundo muitas vezes complexo. Confira passo a passo como você pode iniciar a sua jornada no mercado financeiro:

Objetivos

Você precisa traçar qual é a sua meta para assim fazer as melhores escolhas. Defina quais os seus objetivos. Alguns exemplos: juntar dinheiro para comprar uma casa, fazer uma viagem, abrir o seu próprio negócio, pagar a faculdade do seu filho, chegar na terceira idade com uma quantia considerável para aproveitar. Isso vai influenciar na sua escolha, definindo um investimento com lucro a longo ou a curto prazo, por exemplo.

Quanto investir

Não precisa de uma grande quantia para dar início aos investimentos. Coloque na ponta do lápis seus rendimentos e despesas. Se necessário, faça cortes nelas. Defina quanto dinheiro conseguirá investir mensalmente. Lembre-se: para obter um bom resultado é preciso disciplina. Não adianta investir hoje e retirar amanhã por conta de algum “imprevisto”. Seja firme no objetivo e tudo correrá da melhor maneira possível.

Mercado financeiro

O mundo dos investimentos pode ser bem complexo. E como você está disposto a entrar nele, quanto mais conhecimento adquirir, melhor! Para aprender mais sobre essa área de mercado financeiroexistem diversas opções. Hoje existem sites e blogs sobre o mundo financeiro, livros com leitura superfácil e conteúdos audiovisuais variados sobre o assunto, entre muitas outras possibilidades.

Corretora de valores

Nas corretoras de valores você pode abrir uma conta como você faz em qualquer banco, e fazer seu investimento nelas. Os investimentos costumam ser muito mais rentáveis do que os feitos através de um banco comum. A partir da abertura da conta, aí é hora de estudar todas as possibilidades existentes, conversar com os profissionais disponíveis, refletir bastante e finalmente dar início a sua estratégia.

Tipos de investimento

Agora é pegar tudo que você estudou e escolher em que lugares você depositará o seu dinheiro. Uma dica é tentar diversificar os investimentos. Colocar todo o seu potencial financeiro em apenas um lugar pode ser arriscado. Considere escolher investimentos diversificados e alinhados com o objetivo estabelecido. Assim, se um não estiver indo bem em um momento, outro pode estar melhor.

Fonte: www.turnwise.com.br.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora