24 de setembro de 2020 Atualizado 12:06

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Restituição

Sétimo e último lote será pago no dia 16

Receita Federal deve liberar nos próximos dias a consulta à lista de contribuintes contemplados no 7º e último lote de restituição do IRPF 2019

Por Agência Estado

07 dez 2019 às 06:30 • Última atualização 27 abr 2020 às 10:20

A Receita Federal deve liberar nos próximos dias a consulta à lista de contribuintes contemplados no sétimo e último lote de restituição de imposto de renda de declarações entregues este ano. O valor da restituição do último lote regular do ano chegará à conta bancária indicada pelo contribuinte apenas na segunda-feira, dia 16 de dezembro.

Importante, contudo, para quem ainda não recebeu a restituição, embora tenha direito a ela, é fazer a consulta com atenção para se está na lista dos que receberão no derradeiro lote. Se não estiver na lista, é hora de tomar providências para verificar eventuais pendências na declaração.

Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet (http://idg receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone 146. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do imposto de renda e situação cadastral no CPF.

A atenção deve ser redobrada se o contribuinte antecipou o recebimento da restituição por meio de um empréstimo bancário. Esse adiantamento da restituição obtido com um banco é uma dívida que tem data de vencimento, em geral o dia de depósito do último lote de restituição.

Se a restituição não vier até essa data, quando o banco faz o débito automático do valor do empréstimo da conta do contribuinte, será preciso correr atrás de outro financiamento, para o pagamento da dívida antiga, mas terá de pagar mais caro por ele.

Publicidade