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Brasil e Mundo

Quase metade dos brasileiros não pretende comprar presentes no Dia dos Namorados, diz ACSP

Por Agência Estado

10 de junho de 2024, às 14h15

Uma pesquisa nacional realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em colaboração com a PiniOn aponta que 44,5% dos brasileiros não planejam comprar presentes para o Dia dos Namorados neste ano. O número, conforme a ACSP, representa um aumento em relação ao ano anterior das pessoas desinteressadas em presentear no próximo dia 12.

O levantamento também mostrou que dos entrevistados, 33,6% manifestaram intenção de compra para comemorar a data especial. Desse total, 45,2% planejam gastar mais do que em 2023, enquanto 28,6% pretendem gastar menos.

No que diz respeito ao nível de gasto, a grande maioria continua planejando gastar entre R$ 50 e R$ 300, embora essa porcentagem tenha subido em relação à pesquisa do ano passado, atingindo 81,6%, aponta a associação.

Categorias mais buscadas

Em relação aos itens mais procurados, a ACSP aponta que prevalecem os presentes de uso pessoal e de menor valor, pagos à vista, considerados usuais para a data, ao contrário do Dia das Mães, data na qual além desses presentes, se somam produtos para o lar, como móveis e eletrodomésticos. No setor de confecção, a ACSP diz que “a intenção de compra de roupas e calçados (31,2%) diminuiu em relação a 2023, ficando ainda mais abaixo do registrado durante o período pré-pandemia (60/70%)”.

Presentes de uso pessoal, como itens de beleza, além de joias e bijuterias seguem como populares para o Dia dos Namorados, representando cerca de 50,3% das preferências. Chocolates e bombons, que isoladamente somam 21,6% das escolhas, continuam a figurar na lista de presentes, mesmo após a Páscoa. Por outro lado, surgiram itens que não eram mencionados antes da covid-19, como cestas de café da manhã e delivery de refeições.

Análise

Segundo o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, as intenções de compra para o Dia dos Namorados não apresentaram diferenças significativas em relação ao ano passado, embora ainda refletem algumas mudanças nos hábitos de consumo ocorridas durante a pandemia. “De qualquer forma, a maioria dos entrevistados que manifestaram intenção de comprar presentes para a data estão dispostos a gastar mais e preferem realizar suas compras em pequenos estabelecimentos e de forma presencial”, disse Gamboa, ao concluir que “isso seria muito positivo para o varejo tradicional”.

A pesquisa contou com uma amostra de 1.716 entrevistados em todo o País.

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