15 de junho de 2024 Atualizado 17:54

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Brasil e Mundo

Processo de relaxamento pode estar em andamento, mas será confirmado com dados, reitera Lagarde

Por Agência Estado

06 de junho de 2024, às 14h29

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reconheceu que há uma probabilidade de que a política monetária europeia está em um processo de relaxamento, durante coletiva de imprensa nesta manhã. Porém, a autoridade alertou que este cenário “só poderá ser confirmado com dados dos próximos meses”.

“Estamos apenas moderando o nível de restrição neste momento”, afirmou Lagarde, em referência ao corte de 25 pontos-base nas taxas de juros do BCE. “Sabemos o destino e a direção que estamos tomando, mas precisamos ter certeza sobre o processo de desinflação.”

Segundo ela, os dirigentes precisarão de mais dados e análises sobre trajetória da inflação para conquistar essa certeza e definir a velocidade ou ritmo do relaxamento da política monetária.

Lagarde reiterou que o BCE acredita que a inflação continuará em queda e que há declínio no avanço dos salários, dois pontos essenciais para determinar os cortes de juros, mas alertou o caminho terá “sobressaltos” até alcançar meta.

Contudo, essas perspectivas não parecem ser unânimes no conselho monetário do BCE.

Ao ser questionada durante coletiva de imprensa, Lagarde revelou que a decisão “foi quase unânime”, com um voto distinto da maioria, mas evitou comentar qual foi a divergência de opinião ou quem se posicionou contra a maioria do conselho.

Publicidade