17 de abril de 2024 Atualizado 13:22

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Economia

Fed: Juros serão cortados neste ano, mas inflação segue muito elevada

Por Agência Estado

03 de abril de 2024, às 23h23

A diretora do Federal Reserve (Fed) Adriana Kugler reiterou sua posição de que os juros devem ser cortados ainda este ano, e voltou a dizer que a inflação está em trajetória descendente nos EUA, embora permaneça em níveis muito elevados.

Ela disse, durante discurso no Centro Weidenbaum de Economia, Governo e Políticas Públicas da Universidade de Washington, que a última leitura da inflação do PCE indicou tendência desinflacionista, que deve continuar até o fim de 2024. A diretora destacou também que este progresso pode vir sem que haja grande queda na economia e sem aumento dos níveis de desemprego, alcançando o tão almejado pouso suave.

“A continuação da desinflação exigirá mais progressos no setor de serviços”, afirmou, ao destacar que a desaceleração da inflação tem sido, por muitas vezes, irregular, como registrado em janeiro e fevereiro. “Estes números, porém, são reflexo de fatores atípicos ou sazonais que sugerem a necessidade de não fazer julgamentos”, explicou, endossando a visão já expressada pelo Fed após a última reunião de política monetária.

Kugler também afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) americano deve desacelerar este ano, ficando abaixo dos 3,1% ao ano projetados em 2023, embora tenda a continuar indicando crescimento sólido. Segundo ela, o consumo foi surpreendentemente forte em 2023, o que contribuiu para o crescimento da economia acima da expectativa no terceiro e quarto trimestre.

Publicidade