20 de junho de 2024 Atualizado 00:04

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Brasil e Mundo

Devemos ser cautelosos em relação a futuros ajustes de juros, diz Nagel, do BCE

Por Agência Estado

10 de junho de 2024, às 08h48

O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do Banco Central da Alemanha (Bundesbank), Joachim Nagel, disse que o BCE precisa manter a cautela após cortar juros pela primeira vez em quase cinco anos na semana passada, uma vez que as incertezas sobre a perspectiva da economia e da inflação seguem elevadas.

“Falando de maneira figurativa, não nos vejo no pico de uma montanha a partir do qual haja uma tendência inevitável de queda”, disse Nagel nesta segunda-feira, 10, referindo-se aos juros do BCE, em discurso durante evento na cidade alemã de Leipzig. “Nos vejo mais em uma cordilheira, onde ainda temos de encontrar o ponto certo para continuar a descida.”

Nagel também reiterou que as decisões do BCE precisam continuar dependendo da evolução dos dados e ser definidas a cada reunião.

Na quinta-feira (6), o BCE cortou suas principais taxas de juros em 25 pontos-base, em meio a expectativas de que a inflação da zona do euro eventualmente volte para a meta oficial de inflação, que é de taxa de 2%. A taxa de depósito, que caiu para 3,75%, não era reduzida desde setembro de 2019.

Publicidade