19 de maio de 2024 Atualizado 18:43

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Brasil e Mundo

Universidade arrecada rádios de pilha para destinar a populações atingidas em áreas rurais do RS

Por Agência Estado

08 de maio de 2024, às 14h22

Após vários locais no Rio Grande do Sul ficarem sem nenhuma forma de comunicação por conta das enchentes, especialmente no interior do Estado, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) deu início a uma campanha de arrecadação de rádios a pilha, que serão destinados a populações vulneráveis atingidas pelas chuvas, especialmente em áreas rurais.

O Estado gaúcho tem mais de 400 mil pontos sem energia elétrica, sendo 198 mil pontos administrados pela CEEE Equatorial, que tem 11% do total de clientes sem energia, e 210 mil da RGE Sul, com 6,8% dos clientes sem energia.

“As pessoas não tem acesso à informação, não sabem o que fazer para receber donativos ou onde ficar quando as casas ficam alagadas, por exemplo”, conta o professor Willian Araújo, subcoordenador dos cursos de Comunicação da universidade.

“Vendo que muitas dessas pessoas ainda estão alagadas, perderam tudo e ainda vão ficar um bom tempo sem energia elétrica e internet, começamos a arrecadação dessa tecnologia que é quase ‘jurássica’, o rádio a pilha, que estava em desuso, e a situação no Rio Grande do Sul nos provou que é extremamente útil, porque independe de internet e energia”, relata Araújo, se referindo à situação do município de Sinimbu, um dos primeiros a serem afetados pelos alagamentos, onde as chuvas começaram há uma semana.

As doações serão destinadas a moradores de Sinimbu e de áreas periféricas e rurais de Santa Cruz do Sul, como o distrito de Rio Pardinho e o bairro Várzea.

“A única forma que algumas pessoas encontraram de se manter informadas sobre o que estava ocorrendo na sua volta foi o rádio a pilha”, destaca o professor.

Os equipamentos devem ser entregues em bom estado no Bloco 35 da Unisc, em Santa Cruz do Sul. A universidade também abriu um Pix para receber doações que serão destinadas à compra de rádios para doação a populações vulneráveis afetadas pelas enchentes.

Publicidade