25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Plano estadual de imunização será apresentado segunda-feira

Acordo entre o governo do Estado, o Instituto Butantã e a Sinovac prevê 46 milhões de doses da vacina

Por Marina Zanaki

03 de dezembro de 2020, às 15h18

O Plano Estadual de Imunização contra o novo coronavírus (Covid-19) será apresentado na segunda-feira (7). Segundo o governador João Doria (PSDB), São Paulo vai seguir o Plano Nacional de Imunização desde que a vacina Coronavac, produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantã, seja incluída no plano.

O Plano Estadual está pronto há mais de 20 dias e vai detalhar o cronograma, setores priorizados, o volume de vacinas, regiões, logística, segurança e os processos da imunização.

O Ministério da Saúde apresentou esta semana o Plano Nacional de Imunização, que terá quatro fases, priorizando os públicos com maior risco de evolução de quadros graves.

“Se o governo federal incluir São Paulo, e incluir a compra da vacina (Coronavac), seguiremos o Plano Nacional de Imunizações. Se não o fizer, São Paulo começa a vacinar a partir de janeiro a totalidade da população de São Paulo, com recursos de São Paulo e capacidade de produção do Instituto Butantã”, disse Doria.

O acordo entre o governo do Estado, o Instituto Butantã e a Sinovac prevê 46 milhões de doses da vacina. Dessas, 6 milhões vão chegar ao Brasil prontas para aplicação. A empresa chinesa deve enviar matéria-prima para produção, envase e rotulagem das outras 40 milhões.

“Lembrando que a vacina só poderá ser aplicada a partir de 15 de janeiro, dado ao prazo que a própria Anvisa solicitou para análise final da testagem na terceira fase da vacina Coronavac”, disse Doria.

Até 15 de dezembro, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve receber os resultados da terceira fase do estudo, que analisa a eficácia do imunizante.

Publicidade