Cotidiano
Gemini, IA do Google, já está disponível para Android no Brasil; veja como usar
Dentre as habilidades do Gemini estão "criar imagens personalizadas, escrever e-mails e postagens, aprender de forma prática, definir alarmes, timers e lembretes e muito mais"
Por Agência Estado
29 de abril de 2024, às 09h24 • Última atualização em 29 de abril de 2024, às 09h57
Link da matéria: https://liberal.com.br/brasil-e-mundo/brasil/gemini-ia-do-google-ja-esta-disponivel-para-android-no-brasil-veja-como-usar-2163559/
O Google disponibilizou o Google Gemini para download em celulares Android, via Google Play. Além de funcionar como um chatbot baseado em inteligência artificial, como o ChatGPT, o app pode substituir o assistente digital padrão do Google, ativado pelo comando de voz “ok Google”.
Ao ser instalado, o app pergunta ao usuário se quer substituir o tradicional assistente pelo Gemini, mostrando algumas das diferenças entre os sistemas.
Dentre as habilidades do Gemini estão “criar imagens personalizadas, escrever e-mails e postagens, aprender de forma prática, definir alarmes, timers e lembretes e muito mais”, de acordo com o app. Recursos oferecidos pelo assistente antigo, como “usar as rotinas do Assistente” e “traduza conversas em tempo real” não aparecem na lista de recurso do Gemini, na tela inicial do app.
Em testes da reportagem, o Gemini não atendeu ao pedido “toque uma música no Spotify”, respondendo “ainda não posso te ajudar com este provedor, mas estou aprendendo”. O app, no entanto, conseguiu pular de faixa de um álbum que já estava tocando no aplicativo, como o assistente anterior. O Gemini também ainda não é capaz de apresentar resultados sem que o celular esteja desbloqueado.
Além de substituir o assistente, o aplicativo funciona como um chatbot, similar ao ChatGPT, respondendo a perguntas (inclusive por voz), gerando imagens e analisando fotos enviadas pelo usuário. Ao ativar o perfil, você também pode solicitar para analisar a tela do celular e pedir contexto do que está sendo exibido.