26 de abril de 2024 Atualizado 20:09

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Vendas

FecomercioSP prevê Dia dos Pais de “lembrancinhas”

Índice de Consumo das Famílias tem recuo de 3,2% e entidade estadual não tem grandes expectativas em relação às vendas para esta data comemorativa

Por Agência Brasil

29 de julho de 2019, às 09h00

O comércio do Estado de São Paulo não tem grandes expectativas em relação às vendas para o Dia dos Pais. De acordo com a Fecomercio SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), a data deverá ser marcada pela compra de “lembrancinhas”, presentes que não causem impacto no orçamento, assim como ocorreu no Dia dos Namorados.

Foto: Rodrigo Alonso / O Liberal
Entidades ligadas ao comércio no Estado de São Paulo não têm grandes expectativas para o Dia dos Pais

De acordo com a entidade, o Índice de Consumo das Famílias (ICF) está patinando, com recuo de 3,2% em julho. “Embora o consumidor esteja mais disposto a ir às compras, [como apontou alta de 3,3% do Índice de Confiança do Consumidor em julho], as instituições financeiras ainda seguram o crédito diante da inflação e do alto índice de desemprego no país”, destaca a FecomercioSP, em nota.

Segundo a entidade, os bancos só deverão liberar crédito quando houver queda nos índices de desemprego, para não correr o risco de elevação da inadimplência.

A expectativa da FecomercioSP é que as vendas do segundo semestre sejam impulsionadas nos meses de novembro e dezembro com as promoções da Black Friday e do Natal. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) e o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), utilizados pela federação, são apurados mensalmente com dados de cerca de 2,1 mil consumidores.

Publicidade