23 de Maio de 2020 Atualizado 18:13

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Dicas para autônomos durante a pandemia

Diretor da Anhanguera de Santa Bárbara explica como empreendedores podem usar criatividade e plataformas digitais para impulsionar as vendas sem sair de casa

Por Agência Estado

09 Maio 2020 às 10:20

Invista no marketing pessoal para ajudar os autônomos a ampliarem seus negócios nesse período de quarentena - Foto: Divulgação

Até o final de 2019, o número de empreendedores individuais no Brasil ultrapassou 9 milhões. Com a pandemia do Covid-19, muitos desses profissionais estão buscando alternativas para impulsionar as vendas e ampliar os negócios.

O diretor da Anhanguera de Santa Bárbara, Leonardo Danelon, explica que, com o avanço da tecnologia, as mídias digitais são uma ótima opção para alavancar o negócio e traz dicas para profissionais autônomos se reinventarem nesse período de quarentena, usando a criatividade e as plataformas digitais a seu favor.

“Mídia digital é todo e qualquer conteúdo ou veículo de comunicação que se baseia na internet e utiliza esse meio para divulgar informações. Um exemplo clássico são os banners que encontramos nos portais”, afirma Danelon.

Para os profissionais autônomos, que em muitos casos não possuem recursos para investimentos em sites, as redes sociais, como Facebook e Instagram, são boas oportunidades de divulgações gratuitas.

“Nessas plataformas, o empreendedor pode optar pelos anúncios pagos, como o Facebook Ads ou optar por publicações orgânicas, aquela que impacta o número de pessoas que recebem as postagens não pagas, os seguidores da página”, conclui.

Confira abaixo as dicas do especialista

Organize e olhe o seu negócio
Neste item é preciso pensar o seu negócio e seguem algumas perguntas que auxiliam na identificação: Qual é o seu produto ou serviço? Quem são seus clientes? Você tem o contato deles? Já possui perfis nas redes sociais?

Material para a venda
Muitas pessoas acreditam que apenas uma postagem nas redes sociais ajudará a alavancar o negócio. É preciso ter em mente que uma boa publicação precisa de texto e imagens.

Assim, você possui fotos do seu produto? Tem depoimento de clientes? Caso não tenha, esse é o momento de tirar fotos dos seus produtos ou fazer vídeos explicando seu serviço.

Um ponto importante é realizar imagens com fundo claro, sem outros elementos. Lembre-se que o foco é o seu produto! Se for fazer um vídeo, pense em todos os detalhes e explique o seu serviço, citando todas as qualidades e diferenciais.

Reative os contatos
Pode parecer simples, mas retomar o relacionamento com clientes ou pessoas que já entraram em contato com você é uma ótima iniciativa. O melhor é que esse relacionamento pode ser feito via WhatsApp, Instagram e Facebook.

Faça um texto simples e direto falando que nesse momento o cliente não vai ficar sem seu produto ou serviço e que você continua trabalhando para atendê-lo. Se for fazer entrega avise os dias, se há custo, quantidade mínima, entre outras informações que achar relevante.

Coloque uma foto em que seu produto esteja valorizado e não esqueça de acrescentar todos seus contatos e suas redes sociais.

Use as redes sociais
Aproveite as plataformas digitais e evidencie o seu trabalho ou algo que o destaque, como, por exemplo, se o seu negócio vende comida fitness, pode colocar um conteúdo mencionando a importância da alimentação saudável. Faça postagem diária, com um texto simples, mas com todas informações (preço, forma de entrega, promoções, cartão fidelidade, entre outros).

Promoções
Por que não criar promoções, sorteios neste período? Tente fazer com que o cliente veja como vantagem. Uma boa dica são os cartões fidelidade, promoção da semana de algum produto, marcar amigos que aumentam suas chances no sorteio, entre outras ações. O foco nesse item é levar o seu produto para mais pessoas.

Interaja
Aproveite esse momento e interaja com o seu cliente. Uma opção são as transmissões ao vivo nas redes sociais. Não se esqueça de responder as perguntas dos participantes.