17 de junho de 2024 Atualizado 14:22

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Brasil e Mundo

AACD se mobiliza para ajudar afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Por Agência Estado

07 de junho de 2024, às 09h13

Diante da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul entre o fim de abril e início de maio deste ano, mas que ainda traz transtornos ao Estado, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) está se mobilizando para auxiliar os gaúchos atingidos pelas enchentes, incluindo os pacientes e colaboradores da unidade da AACD de Porto Alegre, que chegou a suspender os atendimentos por uma semana, mas já voltou a atender os pacientes normalmente.

A mobilização conta com o apoio de contatos dos conselheiros da organização e doações de funcionários das unidades da instituição espalhadas pelo Brasil, em ação que vai além da causa principal da entidade, que é a atuação junto aos pacientes com deficiência física.

Inicialmente, a AACD utilizou a estrutura física, assim como a equipe da capital gaúcha, para apoiar ativamente em meio aos alagamentos que tomaram conta da cidade.

“Imediatamente os conselheiros, funcionários e voluntários se mobilizaram e articularam a arrecadação de itens de primeira necessidade como água, alimentos, vestuário e higiene pessoal. Identificamos e apoiamos entidades que possuíam estrutura para receber as doações dos mais diversos tipos”, afirma Valdesir Galvan, CEO da AACD.

Mais de 50 toneladas de frango foram doadas, sendo que cinco toneladas foram destinadas exclusivamente à Santa Casa de Porto Alegre. Há também hospitais beneficiados, como a Associação Hospitalar Vila Nova e o Hospital Restinga e Extremo-Sul.

Desde então, foram enviados a Porto Alegre: cadeiras de banho e cadeiras de roda (100), armações de óculos (1.150), produtos de higiene e limpeza (7.320 unidades), roupas (47 caixas), fardos de água (156), caixas de bolachas (10 mil) e cobertores (2 mil) em parceria pro-bono (trabalho voluntário e sem remuneração) com a transportadora RGLog.

Também foi criado o pix sosrs@aacd.org.br para arrecadar fundos. Todos podem participar. A verba é destinada para a compra de itens necessários durante este período de ajuda.

Neste ano, a AACD completará 74 anos com sete unidades pelo Brasil, um hospital e cinco oficinas ortopédicas dedicadas à produção de órteses, próteses e cadeiras de rodas adaptadas. Anualmente são realizados mais de 800 mil atendimentos, sete mil cirurgias e cerca de 60 mil órteses, próteses e cadeiras de rodas.

Publicidade