transporte
Denis sugere linha expressa entre Americana e Santa Bárbara no Corredor Metropolitano
Secretário de Mobilidade Urbana disse que as duas administrações poderiam unir esforços para a implantação
Por Cristiani Azanha
26 de outubro de 2024, às 09h12 • Última atualização em 26 de outubro de 2024, às 11h37
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/americana/denis-sugere-linha-expressa-entre-americana-e-santa-barbara-no-corredor-metropolitano-2282386/
O secretário de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia, considera que a estrutura do Corredor Metropolitano poderia ter uma nova funcionalidade.
Uma ideia seria usar a obra que já está pronta para fazer um transporte público coletivo com linha expressa entre Americana e Santa Bárbara d’Oeste.
Durante entrevista ao programa Liberal no Ar, na Rádio Zé FM (76.3 FM), nesta sexta-feira (25), Denis disse que as duas administrações poderiam unir esforços para a implantação, com o autorização da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), órgão do Estado responsável pelo corredor.
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“Entendo que a legislação nesse tipo de arranjo é frágil e dá pouca segurança jurídica. Parte do trabalho que tenho feito em Brasília desde ano passado é fazer um novo marco legal para o transporte público coletivo, que nada mais é que do fazer esses pequenos arranjos locais, que permitem pequenos consórcios para resolver pequenos problemas pontuais sobre o deslocamento de mobilidade urbana”, relatou.
Para ele, o corredor é um projeto muito antigo, que começou em Campinas há 30 anos, mas ao longo do tempo foi perdendo a funcionalidade.
Andia disse que o objetivo de sair de Santa Bárbara d’Oeste a Campinas faz pouco sentido atualmente, mas segundo ele, nada impede que possa mudar, uma vez que seja estabelecida a estrutura que rasga as cidades.
“Em um primeiro momento, a EMTU pode olhar com atenção para o corredor funcional, entre Americana e Santa Bárbara, que pode ser um eixo estrutural para projetos mais audaciosos com um BRT, por exemplo”, projetou.
A EMTU informou que a última parte do corredor, no trecho de Hortolândia, está finalizada desde 2021 e que novas funcionalidades serão estudadas.
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