30 de outubro de 2024 Atualizado 22:12

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Atleta

Hugo Farias, após 365 maratonas: ‘Em nenhum momento eu pensei em desistir’

Maratonista completou a 365º maratona diária neste domingo e, mesmo com intercorrências, não viu outra opção a não ser continuar

Por Stela Pires

27 de agosto de 2023, às 19h06 • Última atualização em 28 de agosto de 2023, às 11h33

Desistir nunca foi uma opção para o maratonista Hugo Farias, de Americana. Em meio a desafios e a uma lesão, ele completou, neste domingo (27), a 365ª maratona em 365 dias. A linha de chegada foi o Centro Cívico, palco de um evento para comemorar o feito do corredor.

“Foi um momento de realização, de concretização de um sonho”, disse o corredor em entrevista ao LIBERAL sobre completar o desafio proposto a si mesmo.

Hugo Faria, de Americana, completou a 365ª maratona e cruza a linha de chegada com a esposa e os filhos – Foto: Clayton Damasceno

O “Projeto Propósito” surgiu no ano passado com o objetivo de inspirar e mostrar que pessoas “comuns” são capazes de fazer coisas incríveis. Para Hugo, sua proposta foi atingida.

“Cruzar a linha de chegada ali com a minha família foi emocionante, foi acima de qualquer expectativa, eu jamais tinha imaginado ser daquela forma, com aquela quantidade de pessoas, o público ali torcendo, então eu estou muito feliz”, disse ele ao LIBERAL.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Para ele, a quantidade de pessoas que correram ao seu lado e acompanharam o fim dessa jornada é o reflexo de que o objetivo foi alcançado. No total foram cerca de 2 mil pessoas entre os corredores que participaram das corridas propostas por Hugo para o fim do projeto.

Neste domingo, o evento teve corridas de ruas nas distâncias de 7 km – sendo a que mais reuniu corredores, com quase mil pessoas fazendo o percurso -, 14 km, 21 km e a maratona de 42 km ao lado do maratonista. Além dos corredores e espectadores que estavam presencialmente na linha de chegada, quase 5 mil pessoas assistiram a live aberta por Hugo ao fim da maratona.

“Isso demonstra que de fato eu consegui fazer algo que inspira pessoas, porque não foi só correr 42 km, fala muito mais sobre disciplina, superação, determinação, foco e resiliência”, disse.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

Mesmo com uma lesão na virilha e uma pubalgia, Hugo não pensou em desistir. Foi próximo da metade da jornada, na 143ª maratona, que ele precisou desacelerar o ritmo por causa da lesão. No período, o maratonista completou os 42 km apenas andando durante cinco dias. Depois precisou intercalar caminhada e corrida e trote durante um mês.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

“Em nenhum momento eu pensei em desistir. Veio uma preocupação na cabeça, ‘será que tudo vai acabar aqui?’. Como eu larguei tudo por isso, não tinha outra alternativa a não ser dar certo, então em nenhum momento eu pensei em desistir”, contou.

Para aqueles que desejam iniciar uma jornada longa e difícil, Hugo aconselhou: “não postergue o seu sonho, quanto mais você posterga o seu sonho, mais você se afasta dele”.

Publicidade