21 de outubro de 2024 Atualizado 23:33

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Estúdio 52

‘Turma da Mônica: Lições’ é um show de amadurecimento para adultos e crianças

Longa fala, acima de tudo, dos aprendizados que recebemos enquanto somos obrigados a amadurecer e mudar de rotina

Por Maíra Torres

03 de janeiro de 2022, às 19h30 • Última atualização em 04 de janeiro de 2022, às 07h51

Mudança de escola, distanciamento dos amigos, criação de novos laços, aprendizado sobre fraquezas e qualidades. Todos esses pontos, além de outros apresentados ao longo de “Turma da Mônica: Lições” servem para mostrar à turminha (dentro e fora das telas, adultos e crianças) que crescer, mudar e se adaptar não é tão ruim quanto parece.

O longa, que estreou em 30 de dezembro, fala, acima de tudo, dos aprendizados que recebemos enquanto somos obrigados a amadurecer e mudar de rotina. Quem espera dar boas gargalhadas e encontrar mensagens fáceis de captar, é melhor trocar as expectativas. 

“Lições” é o último filme com o quarteto de atores – Foto:

Em comparação ao primeiro filme, “Turma da Mônica: Laços”, “Lições” é muito mais profundo, denso e bem desenvolvido, que trabalha com várias camadas ao mesmo tempo. Vemos o desenvolvimento individual de cada personagem do quarteto de amigos do Limoeiro, de uma peça de teatro elaborada pela turminha, e também da preocupação com os pais nos caminhos que os filhos escolhem. 

Ao contrário de diversos momentos de descontração e superação, vemos a Mônica sendo afetada por problemas na maior parte do filme, relacionados aos seus amigos, pais e escola. A apresentação das dificuldades vai deixando o espectador mais preso e engajado com o roteiro, tentando buscar soluções enquanto os fatos se desenrolam. 

Quem assiste, criança ou adulto, fica triste e feliz com as decepções e conquistas dos personagens, que dão um show de interpretação nas telas. Conforme o final se aproxima, a nuvem de tensão começa a se dissipar e vemos o tão aguardado final feliz, com protagonistas mais maduros e felizes com as próprias conquistas. O alívio do final compensa a tensão do desenrolar da história.

Humberto é um dos personagens que aparece em “Lições” – Foto:

Além do roteiro assertivo, que agrada, e muito, a todas as faixas etárias, “Lições” é um deleite de easter-eggs e referências a outras produções de saudosos VHS e light-novels da MSP Produções, o que deixa o ar do filme muito mais especial e nostálgico para o público mais velho.

Para quem tem boa memória, quase todos os personagens secundários da Turma da Mônica ganham vida e aparecem ao longo do filme. Outros personagens 2D mais fantasiosos são lembrados em forma de objetos e até desenhados nos créditos finais.

Além da nostalgia, mas também pelo contexto da história, “Lições” chega às telonas como um filme imperdível que vai encantar e até emocionar a toda a família. Uma produção que representa a essência de toda a trajetória construída por Maurício de Souza ao longo dos anos, e que nos fez crescer sem deixar de ser criança.

Nota: 5 de 5

Maíra Torres

Repórter do Liberal, produtora do Gold Morning e apresentadora do Resumo Gold na FM Gold. Entusiasta de animações desde que aprendeu a abrir os olhos e otaku recém-nascida. A doida que assiste três filmes seguidos no cinema.

Estúdio 52

Quer saber sobre aquela série que está bombando na internet? Sim, temos. Ou aquele jogo que a loja do seu console vai disponibilizar de graça? Ok. Curte o trivial e precisa dos lançamentos do cinema? Sem problema, é só chegar.