29 de abril de 2024 Atualizado 22:54

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Turismo

Dicas para conhecer Alentejo, em Portugal

Com as fronteiras reabertas, região se prepara para receber viajantes brasileiros

Por Jéssica Fereira / AFT Comunicação

18 de setembro de 2021, às 09h46

Boa parte dos principais destinos turísticos ao redor do mundo já anunciou a reabertura das fronteiras, mas a notícia mais esperada pelo viajante do Brasil finalmente chegou: Portugal confirmou a permissão da entrada de brasileiros para viagens não essenciais. E, com isso, a região do Alentejo já deu início aos preparativos para recepcionar um dos seus principais mercados emissores de turistas e retomar por completo, mas ainda com segurança, uma das principais atividades para a economia local.

Região do Alentejo já deu início aos preparativos para recepcionar os turistas – Foto: Divulgação

Reconhecida como uma das mais autênticas regiões portuguesas, o Alentejo conta com uma excelente oferta turística, que vai desde belas praias até charmosas vilas e cidades recheadas de patrimônios históricos, além de uma infinidade de vinícolas com vinhos premiados mundialmente. É uma das principais regiões vitivinícolas e a época das vindimas – colheita das uvas – atrai muitos viajantes, principalmente brasileiros, que querem vivenciar as experiências enoturísticas do destino.

Outro atributo do Alentejo é que a região está longe do turismo de massas, com opções de destinos quase que intocados e que permitem um maior contato com a natureza. Tudo isso se une a serviços de excelência, que incluem ótimos hotéis e restaurantes, garantindo um destino completo que atende aos critérios dos mais variados perfis de turistas.

Vale destacar também os diversos patrimônios alentejanos reconhecidos pela UNESCO. Além das cidades históricas de Évora e Elvas, classificadas como Patrimônio Mundial da Humanidade pela organização devido às construções centenárias extremamente preservadas e significativas para a história portuguesa, o Alentejo esbanja expressões culturais na lista de Patrimônios Culturais e Imateriais da UNESCO.

Vista de Evoramonte – Foto: Turismo do Alentejo

Vista de Evoramonte

A pequena Evoramonte brinda seus visitantes com muito charme, vastas planícies douradas e um belo castelo que coroa o topo da Serra D’Ossa, na região do Alentejo

Templo Romano – Evora – Foto: Turismo do Alentejo

Templo romano

O Templo Romano é um dos mais famosos marcos da cidade e um dos símbolos mais significativos da presença romana em território português

Castelo de Monsaraz – Foto: Victor Carvalho

Castelo de Monsaraz

Monsaraz é uma vila medieval cercada por uma muralha, guardada por um imponente castelo; é uma das mais antigas povoações de Portugal. Parada obrigatória em um roteiro pelo Alentejo

Patrimônios Imateriais Culturais da Humanidade no Alentejo

A cultura alentejana é uma das mais ricas de Portugal. No Alentejo, a maior região do País, há uma diversidade de tradições, celebrações e ofícios passados de geração em geração, como forma de transmitir o saber adiante, e que são essenciais para a formação da memória e identidade da maior região de Portugal. Prova disso é a inscrição de três formas de expressão alentejanas como Patrimônio Imaterial Cultural da Humanidade pela UNESCO, além de uma quarta em fase de candidatura.

Cante Alentejano – GC Freguesia de Monsaraz – Foto: Divulgação

Cante Alentejano

Dizem que no Alentejo, as vozes cantam de sol a sol. Seja em festas ou romarias, os grupos de Cante enchem o ar com belas histórias cantadas sobre a vida rural, a natureza, o amor ou a religião. Este canto tradicional, executado por grupos amadores e sem instrumentos musicais, faz parte da vida social das comunidades alentejanas e foi considerado Patrimônio Imaterial Cultural da Humanidade em 2014.

Chocalhos – Foto: Jessica Ferreira

Produção de Chocalhos

Desde 2015, a produção dos chamados chocalhos conquistou o título de Patrimônio Imaterial Cultural da Humanidade da UNESCO. São os tradicionais sinos colocados no pescoço de animais rurais, como gado e ovinos. Esses objetos são muito utilizados nos rebanhos que percorrem todo o Alentejo. A produção dos chocalhos é uma verdadeira arte, que existe na região há mais de dois mil anos. Para conhecer melhor este ofício, visite a cidade de Alcáçovas e o seu Museu do Chocalho.

Bonecos de Estremoz – Foto: Afonso Ginja

Figurado em Barro de Estremoz

O Figurado em Barro de Estremoz é uma arte tradicional alentejana e o seu conhecimento é passado tanto em oficinas familiares quanto de forma profissional. Sua produção consiste em figuras feitas de argila, cozidas em fornos e pintadas à mão pelos artesãos, com destaque para seu caráter religioso e local. Esta arte remonta ao século 17 e está inscrita como Patrimônio Imaterial Cultural da Humanidade desde 2017.

Vinho de Talha – Foto: Adobe Stock

Vinho de Talha

Conhecido por seu paladar encorpado e intenso, o vinho de talha é uma bebida alentejana produzida seguindo conhecimentos milenares, passados de geração em geração sem sofrer quase nenhuma modificação com o tempo. Nesta técnica, é utilizado um grande vaso de barro, que pode chegar a dois metros de altura, como recipiente para a fermentação. O resultado é um vinho cheio de personalidade, com sabor que pode variar de acordo com as castas de uvas utilizadas e outras técnicas da vinícola, embora seja possível dizer que a bebida será sempre única e inesquecível. Recentemente, essa iguaria milenar foi submetida a uma candidatura a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e aguarda a sua nomeação.

Portugal reabre para turistas brasileiros

É importante ressaltar que há requisitos para a entrada de viajantes provenientes do Brasil com relação à pandemia: a necessidade de apresentar um resultado negativo ao covid-19 para exame de RT-PCR, realizado até 72 horas antes do embarque, ou de um teste rápido de antígeno, realizado até 48 horas antes do voo. Essa medida é válida mesmo para os turistas que já completaram o ciclo de vacinação.

Além disso, é necessário embarcar com um seguro viagem – que já era obrigatório para aqueles com destino aos países do Tratado de Schengen – e preencher o formulário do viajante.

O decreto da reabertura tem data de validade para 16 de setembro de 2021, mas a expectativa é que se estenda para esse período.

Publicidade