15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Livro detalha as tradições da culinária brasileira

  Livro detalha as tradições da culinária brasileira

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Livro detalha as tradições da culinária brasileira

Compartilhe

Gastronomia

Livro detalha as tradições da culinária brasileira

Escrito pela jornalista gastronômica Roberta Malta Saldanha, “Culinária Brasileira, muito prazer” mergulha nos costumes da gastronomia nacional

Por Danilo Reenlsober

21 mar 2019 às 15:41

O Brasil não é rico apenas em sua flora, fauna e belezas naturais. Sua gastronomia é também abundante e cheia de curiosidades. É justamente esse material tão rico o foco do livro “Culinária Brasileira, muito prazer”, escrito pela jornalista gastronômica Roberta Malta Saldanha e publicado pela Editora Alaúde. Fruto de uma extensa pesquisa, a publicação busca mostrar nossa rica gastronomia com base em pratos e ingredientes diferenciados.

Foto: Divulgação
Livro Culinária Brasileira, Muito prazer

Na publicação, Roberta descreve comidas, bebidas e ingredientes que são a própria definição da cozinha brasileira, como moqueca, pato no tucupi, picadinho, feijoada, virado à paulista, escondidinho, brigadeiro, cocada, mandioca e cachaça, entre tantas outras, sem deixar de lado as influências europeias e africanas que moldaram o nosso jeito de comer.

“Conhecemos nossas origens (indígena, africana e portuguesa), a ela se somaram inúmeras correntes migratórias (europeus, asiáticos, latino-americanos). Somos muitas cozinhas. Cozinhas de muito brazis”, explicou a autora.

“Nossa cozinha é simples, colorida, farta e generosa. Começamos muito recentemente a valorizá-la, o que nos levará a seu fortalecimento e aperfeiçoamento”, reforçou. Segundo a autora, o livro é indicado para quem gosta, aprecia e tem curiosidade sobre os ingredientes, modos de preparo e receitas da nossa terra. “São entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas que mostram como os ingredientes podem ser aproveitados em preparos tradicionais ou bem inovadores”.

Livro é resultado de 5 anos de trabalho

O livro “Culinária Brasileira, muito prazer” é resultado de cinco anos de trabalho e de pesquisa da jornalista, que reuniu informações e receitas por meio de conversas com produtores, cozinheiros e estudiosos de cada região.

“Cada cantinho desse País reserva gratas surpresas. Do Monte Caburaí ao Chuí, me deparei com receitas simples e deliciosas e conheci as histórias que carregam, como a Queima do alho”, lembrou a autora. Para ilustrar esta verdadeira enciclopédia gastronômica, Roberta contou com a colaboração de mais de 170 profissionais de cozinha, confeitaria, panificação e coquetelaria, que cederam receitas autorais e releituras exclusivas para compor o panorama detalhado da culinária brasileira de ontem e hoje.

“A culinária local expressa as influências que uma região sofreu. A baiana tem forte influência africana, expressa nas comidas de santo; já a nortista é tida como a mais indígena, extraindo seus ingredientes da flora e da fauna”.

Experiências gastronômicas

A jornalista e escritora Roberta Malta Saldanha aproveitou a oportunidade para relembrar os lugares e as experiências gastronômicas vividas por ela durante a produção do livro. “Saboreei ingredientes não convencionais e pouco conhecidos fora de seu local de origem, como o umbu, o licuri, a guavira, o butiá”, disse ela.

“Participei da Festa do Bode Rei, celebração que reúne mais de 60 mil pessoas, no interior da Paraíba e apreciei a gastronomia ‘bodística’, uma experiência bem interessante e um desafio e tanto para meu estômago”, confessa Roberta.

Ela relata ainda que acompanhou a produção artesanal do fubá de moinho em Amarantina, em Minas Gerais, “elaborado segundo a sabedoria adquirida através de gerações, outro momento fantástico”, detalha a jornalista.

Fotos: Divulgação