15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Como montar uma lancheira saudável

  Como montar uma lancheira saudável

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Como montar uma lancheira saudável

Compartilhe

Nutrição

Como montar uma lancheira saudável

Com o retorno às aulas, aprenda a preparar lanches saudáveis e nutritivos para os pequenos

Por Danilo Reenlsober

15 ago 2018 às 07:38

As férias já acabaram e é hora de voltar à rotina escolar. Além de material escolar, uniformes e até a lição de casa, é preciso se preocupar também com a alimentação dos pequenos e com o que colocar na lancheira. Afinal, os alimentos consumidos nessa época da vida são essenciais para a saúde e o desenvolvimento até a vida adulta. Por isso, o ideal é fugir dos alimentos processados e industrializados, muito presente nas cantinas escolares.

Porém, montar a lancheira perfeita requer tempo e dedicação, além da preocupação em agradar paladares tão críticos nessa idade. Pensando nisso, o MAIS SABOR ouviu especialistas e preparou dicas de como montar uma lancheira saudável, interessante e divertida.

Foto: Fotolia
Especialista dá dicas para deixar a lancheira recheada com alimentos mais adequados para a fase infantil

1 – Alimentos naturais
De acordo com o chef de cozinha Amilcar Azevedo, o objetivo é sempre oferecer alimentos in natura para as crianças, criando nelas, desde cedo, o hábito de consumir alimentos saudáveis. “Evite açúcares, refinados ou conservantes. Uma alimentação leve e equilibrada permite que as crianças recebam todo o aporte de vitaminas e nutrientes e sejam menos suscetíveis a doenças relacionadas à obesidade”, ensina Azevedo.

2 – Industrializados não!
Todo mundo gosta daquele salgadinho. Porém, esses alimentos ultraprocessados são grandes vilões da alimentação infantil. Eles possuem calorias vazias, ou seja, não agregam valor nutricional ao produto. Bebidas industrializadas também devem ser evitadas, pois contêm muito açúcar e conservantes.

3 – Tenha foco
Com paciência e determinação é possível introduzir mudanças sutis e que trarão resultados significativos para vida da família e da criança. Por isso, use a curiosidade dos pequenos como uma aliada nesse momento e use e abuse de cores e formatos diferentes para incentivar o hábito de comer alimentos saudáveis e nutritivos desde cedo. As frutas frescas são sempre uma ótima opção de alimentação fácil e saudável.

Foto: Bruno Scramgnon_Pexels
Apostar nas frutas, como a maça, é sempre uma atitude certeira na hora de montar a lancheira

Alimentos que não podem faltar

Para abastecer a lancheira com comidinhas que chamam a atenção, além de serem muito saborosas, a nutricionista Ariane Bomgosto ressalta que a geladeira e a despensa precisam estar sempre abastecidas. “A ideia aqui não é comprar tudo de uma vez, mas se familiarizar com os alimentos e as bebidas que irão lhe ajudar a montar a sua lancheira saudável”, diz ela. De acordo com a especialista, entre os alimentos que não podem faltar em casa estão frutas da época, queijos de boa qualidade e saborosos, nuts (castanhas, amêndoas, avelãs), tomatinhos uva ou cereja, cenourinhas baby, ovos cozidos de codorna, pão integral, bolachas de arroz geleia de frutas, mel, água de coco fresquinha e natural, suco de uva integral e iogurte de boa qualidade. As bananas podem ser usadas cortadinhas, com canela, ou em formato de chips.

Foto: Pexels
A banana pode ser enriquecida com farelo de aveia para deixar o lanchinho ainda mais nutruitvo

Dica de cardápio

É importante fazer um planejamento semanal e organizar o que seu filho vai comer na escola durante os cinco dias da semana. A nutricionista Ariane Bomgosto elaborou cinco sugestões de como combinar os ingredientes para montar uma lancheira saudável:

– Segunda-feira: água de coco + dadinhos de queijo + uvas frescas;

– Terça-feira: mini sanduíche de pão com queijo branco cremoso e geleia natural de morango + suco de uva roxa;

– Quarta-feira: saladinha de frutas da estação + água fresca e natural + ovos da codorna;

– Quinta-feira: tomatinhos cereja com quadradinhos de queijo + mate geladinho + disco de bolacha de arroz;

– Sexta–feira: banana polvilhada com canela + água de coco geladinha + mix de nuts crocantes (castanhas, amêndoas, avelãs).