15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Conheça os dinossauros que viveram no Brasil

  Conheça os dinossauros que viveram no Brasil

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Conheça os dinossauros que viveram no Brasil

Compartilhe

HISTÓRIA

Conheça os dinossauros que viveram no Brasil

Os cientistas acreditam que mais de 20 espécies diferentes viveram por aqui

Por Danilo Reenlsober

04 set 2018 às 12:17

Os dinossauros são animais pré-históricos que dominaram o planeta há milhões de anos. Mas você sabia que algumas espécies viveram no Brasil? Inúmeros fósseis já foram localizados no Ceará, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Os cientistas acreditam que mais de 20 espécies viveram por aqui! Confira alguns desses animais tão incríveis que são totalmente brasileiros.

Amazonsaurus maranhensis:
Consegue adivinhar onde o Amazonsaurus foi descoberto só pelo nome? Seus fósseis foram vistos na região amazônica do estado do Maranhão. Tinha três metros de altura, 10 metros de comprimento e pesando 10 toneladas.

Angaturama limai:
Este dinossauro carnívoro viveu há cerca de 110 milhões de anos (período Cretáceo). Ele media cerca de 2,5 metros de altura, seis metros de comprimento e pesava mais de 700 quilos. Foi encontrado na Chapada do Araripe, no Ceará, por trabalhadores de pedreiras da região.

Anhanguera blittersdorffi:
Um dos mais famosos dinos brasileiros é o Anhanguera (Anhanguera blittersdorffi), um pterossauro – dino que tinha asas e podia voar. Ele viveu há cerca de 110 milhões de anos no Nordeste, media até 4,6 metros de envergadura e possuía 52 dentes em seu bico. Os primeiros fósseis foram encontrados em 1985.

Irritator challengeri:
Este grande dino media até três metros de altura, oito de comprimento e pesava cerca de duas toneladas! Até hoje, um único fragmento do animal foi encontrado: um crânio com cerca de 80 centímetros. Ele estava em poder de traficantes de fósseis.

Mirischia asymmetrica:
Este pequeno e simpático dinossauro foi descoberto em Araripina, Pernambuco, em 2004. Segundo os pesquisadores, ele possuía apenas 50 centímetros de altura e dois de comprimento, da cabeça até a ponta da cauda. Ele viveu há 110 milhões de anos.

Oxalaya quilombensis:
Outro dinossauro maranhense, o Oxalaya foi encontrado na Ilha do Cajual, em 2004. Carnívoro, ele viveu há 95 milhões de anos. Media cerca de 4,5 metros de altura, 14 metros de comprimento e pesava cerca de sete toneladas. Seu nome remete à divindade africana Oxalá.

Saturnalia tupiniquim:
Os primeiros fósseis desse dinossauro foram avistados em 1998, no Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Maria. Pesquisadores apontam que ele tenha vivido há 225 milhões de anos, durante o período Triássico. Ele media 70 cm de altura e 2 metros de comprimento, pesando em média 50 quilos.

Tapuiasaurus macedoi:
O Tapuiasaurus era um verdadeiro gigante da pré-história! Ele pesava 20 toneladas, tinha quatro metros de altura e 13 metros de comprimento e foi descoberto na cidade de Coração de Jesus, em Minas Gerais, em 2005.